Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21965
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Processos saúde-doença e militarização da segurança pública: reflexões sobre a qualidade de vida da classe trabalhadora no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Souza, Bruna da Silva
Advisor: Kilduff, Fernanda
Abstract: O presente trabalho visa abordar acerca dos processos saúde-doença trazendo a perspectiva dos determinantes sociais e seus resultados na qualidade de vida da classe trabalhadora, aprofundando-se na militarização da segurança pública que tem tido impactos significativos no cotidiano dos moradores das periferias no Rio de Janeiro. Além disso, pretende-se compreender como a política de guerra às drogas através da militarização da segurança pública é utilizada para dar legalidade ao uso violento da força, funcionando como um estado de exceção no qual para a manutenção do sistema capitalista é necessário a morte de uns para benefício de outros, fornecendo assim legitimidade a algo que não pode ser legítimo. Para o entendimento desse processo foi imprescindível a utilização de análise bibliográfica de livros, reportagens, dados e artigos. Ademais, através da história de Janaína, foi possível realizar a reflexão no que diz respeito a dor de mães que perderam seus filhos para a violência do estado, sendo assim, essa ponderação se inicia com o contexto histórico do processo saúde-doença e sua influência na qualidade de vida, logo após observa-se o contexto histórico da militarização da segurança pública e os conceitos que o atravessam, trazendo as correlações que implicam no processo saúde-doença e as reações das populações afetadas, como a criação de movimentos sociais que visam transformar o luto em luta.
Keywords: Violência
Segurança pública
Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Bruna da Silva. Processos saúde-doença e militarização da segurança pública: reflexões sobre a qualidade de vida da classe trabalhadora no Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSouza.pdf407.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.