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dc.contributor.advisorRocha, Mirella Farias-
dc.contributor.authorMoura, Caroline Souza de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-31T20:58:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:01Z-
dc.date.issued2022-01-01-
dc.identifier.citationMOURA, Caroline Souza de Oliveira. Ser mulher pelo olhar ancestral das avós: saberes populares, trabalho doméstico e encantarias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21966-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectColôniaspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleSer mulher pelo olhar ancestral das avós: saberes populares, trabalho doméstico e encantariaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo possibilita uma maior apreensão da realidade das mulheres dentro do ambiente doméstico. A divisão social do trabalho contribuiu para que mulheres fossem limitadas a esfera privada, sobretudo, nas relações sociais. No lar, foram destinadas ao perfil de mãe e dona de casa. Seus saberes foram reduzidos, suas vozes invisibilizadas assim como seus desejos e vontades. A partir das narrativas existenciais das matriarcas percebemos através das análises contidas nesta pesquisa, os atravessamentos categóricos de fenômenos socioculturais e históricos na vida dessas mulheres: o machismo, o racismo, a misoginia e as diversas formas de preconceitos que se tornaram entraves reducionistas na figura da mulher. A discussão desse trabalho parte da conclusão de existência de uma colonialidade do saber e de gênero que são estabelecidas por uma cultura europeia do poder que dita comportamentos e normas de uma sociedade como um todo. Portanto, com intermédio da cosmovisão iorubá, dos ensinamentos de terreiro, busca-se subverter essas ideias. Trazendo relatos das matriarcas da minha família como estudo social e cumprindo com o objetivo de fazer com que as suas vivências ganhem ênfase no ambiente acadêmico. Ademais, demonstra a oralidade como um instrumento potencializador condutor dessas experiências enriquecedoras que atravessa memórias ancestrais de tradições não eurocêntricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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