Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morgado, Rosana | - |
dc.contributor.author | Lima, Evanir Ximenes | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T21:11:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Evanir Ximenes. Ensino superior: estudantes da Maré e o sonho da formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21968 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Maré | pt_BR |
dc.title | Ensino superior: estudantes da Maré e o sonho da formação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O direito a educação é Constitucional, porém este nem sempre é viabilizado a todos. O presente trabalho tem como finalidade conhecer a realidade dos jovens do Complexo Maré que sonham em ingressar no ensino superior e apresentar alguns desafios encontrados por ex-alunos do Pré-vestibular da Instituição Redes de Desenvolvimento da Maré que ingressaram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o perfil dos moradores da comunidade da Maré, com base nos dados coletados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Foram aplicados questionários aos estudantes do pré-vestibular da Organização Não Governamental - Redes da Maré e foram realizadas quatro entrevistas com jovens moradores da Maré, já ingressos na academia. O objetivo desse trabalho é apresentar a relevância do assunto sobre acesso e permanência e contribuir, mesmo que singelamente, no processo de criação de políticas estudantis que auxliem estes na realização da formação superior. A análise do material permite indicar que as principais dificuldades encontradas pelos jovens são: a precária formação nos níveis iniciais de ensino: fundamental e médio para ambos os grupos analisados e a necessidade de uma política de assistência estudantil para os universitários com a finalidade de garantir sua permanência até a formação, como por exemplo, apoio financeiro e pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.