Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Rosana-
dc.contributor.authorLima, Evanir Ximenes-
dc.date.accessioned2023-10-31T21:11:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:01Z-
dc.date.issued2022-04-30-
dc.identifier.citationLIMA, Evanir Ximenes. Ensino superior: estudantes da Maré e o sonho da formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21968-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDireitos fundamentaispt_BR
dc.subjectMarépt_BR
dc.titleEnsino superior: estudantes da Maré e o sonho da formação acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO direito a educação é Constitucional, porém este nem sempre é viabilizado a todos. O presente trabalho tem como finalidade conhecer a realidade dos jovens do Complexo Maré que sonham em ingressar no ensino superior e apresentar alguns desafios encontrados por ex-alunos do Pré-vestibular da Instituição Redes de Desenvolvimento da Maré que ingressaram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o perfil dos moradores da comunidade da Maré, com base nos dados coletados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Foram aplicados questionários aos estudantes do pré-vestibular da Organização Não Governamental - Redes da Maré e foram realizadas quatro entrevistas com jovens moradores da Maré, já ingressos na academia. O objetivo desse trabalho é apresentar a relevância do assunto sobre acesso e permanência e contribuir, mesmo que singelamente, no processo de criação de políticas estudantis que auxliem estes na realização da formação superior. A análise do material permite indicar que as principais dificuldades encontradas pelos jovens são: a precária formação nos níveis iniciais de ensino: fundamental e médio para ambos os grupos analisados e a necessidade de uma política de assistência estudantil para os universitários com a finalidade de garantir sua permanência até a formação, como por exemplo, apoio financeiro e pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELima.pdf455.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.