Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21969
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Álvaro Jorge Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T21:14:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Álvaro Jorge Santos de. “Depois é a minha vez de ler”: a relação de crianças bem pequenas com o universo letrado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21969 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | “Depois é a minha vez de ler”: a relação de crianças bem pequenas com o universo letrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa qualitativa apresenta minhas vivências em um programa de estágio na Educação Infantil, Maternal I, acompanhando uma turma de crianças bem pequenas, entre 2 e 3 anos, composta por 10 estudantes, em uma escola particular do Rio de Janeiro, no ano de 2022. O objetivo principal é analisar o papel da educação infantil na inserção das crianças bem pequenas no universo letrado. Como objetivos específicos delimitamos: Discutir o conceito de letramento na Educação Infantil; Identificar orientações teóricas e legais para o trabalho pedagógico na EI com crianças bem pequenas; Refletir sobre o papel do trabalho docente no processo de apropriação de práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi desenvolvida por meio de observações participativas, registros pedagógicos, diálogos informais e aportes teóricos. Destacam-se autores que dialogam com o segmento da educação infantil e o letramento, contribuindo assim para reflexões acerca das interações de crianças bem pequenas com o mundo letrado. Como resultados, é possível compreender que a relação estabelecida pelo grupo com o universo letrado escolar, encaminha-se para uma perspectiva literária, brincante e lúdica do letramento. Neste sentido, a pesquisa encaminha-se para a compreensão do quanto é fundamental refletir sobre o universo letrado apresentado a crianças bem pequenas na Educação Infantil, trazendo sua relevância no entendimento de sociedade, significados sociais e processos pedagógicos desta fase de escolarização das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACarvalho.pdf | 877.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.