Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorCarvalho, Álvaro Jorge Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-31T21:14:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:01Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Álvaro Jorge Santos de. “Depois é a minha vez de ler”: a relação de crianças bem pequenas com o universo letrado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21969-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.title“Depois é a minha vez de ler”: a relação de crianças bem pequenas com o universo letradopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa apresenta minhas vivências em um programa de estágio na Educação Infantil, Maternal I, acompanhando uma turma de crianças bem pequenas, entre 2 e 3 anos, composta por 10 estudantes, em uma escola particular do Rio de Janeiro, no ano de 2022. O objetivo principal é analisar o papel da educação infantil na inserção das crianças bem pequenas no universo letrado. Como objetivos específicos delimitamos: Discutir o conceito de letramento na Educação Infantil; Identificar orientações teóricas e legais para o trabalho pedagógico na EI com crianças bem pequenas; Refletir sobre o papel do trabalho docente no processo de apropriação de práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi desenvolvida por meio de observações participativas, registros pedagógicos, diálogos informais e aportes teóricos. Destacam-se autores que dialogam com o segmento da educação infantil e o letramento, contribuindo assim para reflexões acerca das interações de crianças bem pequenas com o mundo letrado. Como resultados, é possível compreender que a relação estabelecida pelo grupo com o universo letrado escolar, encaminha-se para uma perspectiva literária, brincante e lúdica do letramento. Neste sentido, a pesquisa encaminha-se para a compreensão do quanto é fundamental refletir sobre o universo letrado apresentado a crianças bem pequenas na Educação Infantil, trazendo sua relevância no entendimento de sociedade, significados sociais e processos pedagógicos desta fase de escolarização das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACarvalho.pdf877.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.