Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21975
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O direito a amamentação e os problemas do desmame precoce: as tensões entre os interesses capitalistas e a saúde dos lactantes
Author(s)/Inventor(s): Salviano, Juliana Lopes
Advisor: Teixeira, Leile Silvia Candido
Abstract: Este trabalho tem como tema o direito a amamentação, o aleitamento materno, e como objetivo os problemas do desmame precoce contextualizado nas pressões que a indústria de alimentos e utensílios exerce sobre as famílias via propaganda. Os objetivos são: 1) Explicitar as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação a duração do aleitamento materno, bem como as recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS); 2) Explicitar a importância da amamentação para a saúde materna e infantil e as políticas de promoção, proteção e apoio a esse direito; 3) Explicitar a influência da indústria produtora das fórmulas infantis e os interesses comerciais por trás dos casos em que a mulher é responsabilizada pela interrupção da amamentação. Para desenvolvê-lo fiz um estudo bibliográfico do qual destaco os seguintes autores: João Aprígio Guerra de Almeida; coordenador dos bancos de leite humano no Brasil; e Marina Ferreira Rea que atua nos temas de políticas de alimentação infantil no Brasil e faz parte de conselhos internacionais que atuam sobre a saúde e aleitamento materno, ambos possuem grande importância no avanço do tema da amamentação nas políticas públicas no Brasil. No que refere-se a pesquisa documental, o trabalho contempla as atuais recomendações de saúde internacionais e adotadas pelo Brasil, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos de Idade, cadernos de atenção básica de saúde produzidos pelo Ministério da Saúde, bem como outros autores brasileiros que discorrem sobre o aleitamento materno. A conclusão deste é que o aleitamento materno é direito da mãe e da criança, fundamental para a saúde de ambas, reconhecido e orientado pelas organizações de saúde, porém, com um embate cotidiano com a indústria de alimentos e utensílios que possui uma além dos recursos econômicos próprios do capital, tecnologia, propaganda e inserção na academia, especialmente, na medicina, o trabalho busca também, por fim, aproximar a categoria dos Assistentes Sociais que trabalham na área da saúde à compreensão do tema e a defesa do direito de amamentar, incentivar a criação de programas destinados ao tema da proteção, promoção e apoio à amamentação pelo Serviço Social, bem como, informar e democratizar informações baseadas em evidências científicas atualizadas acerca do aleitamento materno.
Keywords: Amamentação
Desmame
Política social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SALVIANO, Juliana Lopes. O direito a amamentação e os problemas do desmame precoce: as tensões entre os interesses capitalistas e a saúde dos lactantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSalviano.pdf668.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.