Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21977
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O trabalho do assistente social na empresa capitalista: os compromissos ético-políticos em face dos afastamentos e reinserções profissionais
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Larissa Teodoro de
Advisor: Pereira, Gênesis de Oliveira
Abstract: Entender a atuação dos Assistentes Sociais nos diferentes espaços sócio ocupacionais é uma tarefa necessária para a profissão, principalmente por sua natureza interventiva. O objetivo principal desse estudo é analisar os desafios e particularidades do trabalho do assistente social na empresa capitalista no campo dos afastamentos e reinserções profissionais. Essa temática foi escolhida a partir das observações realizadas na experiência de estágio da pesquisadora, que ocorreu durante 2 anos em uma empresa privada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: Qual a atuação do assistente social na empresa pesquisada? Como o assistente social atua frente aos desafios colocados no processo de reinserção profissional e na garantia de direitos dos usuários na empresa? Quais os limites e possibilidades para o Projeto Ético Político (PEP) na esfera de produção de valor? Dessa forma, utilizamos de pesquisas bibliográficas e da sistematização da experiência de estágio curricular e extracurricular para compreensão do objeto. Com base na pesquisa bibliográfica e na sistematização, pode-se identificar que o trabalho da assistente social ocorre em meio a contradição explícita entre as demandas dos trabalhadores e da valorização do capital, havendo uma tensão, particular, entre o PEP e o trabalho nas empresas capitalistas. A atuação voltada à defesa do compromisso com os interesses da classe trabalhadora desfruta de uma autonomia relativa mais restrita nesse espaço, tensionando o trabalho orientado pelo PEP.
Keywords: Empresas privadas
Serviço social
Reabilitação profissional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Larissa Teodoro de. O trabalho do assistente social na empresa capitalista: os compromissos ético-políticos em face dos afastamentos e reinserções profissionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOliveira.pdf361.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.