Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21978
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A institucionalização da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde - SUS: da medicina do trabalho à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - (PNSTT)
Author(s)/Inventor(s): Azevedo, Lawane Cristina de Oliveira
Advisor: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Abstract: Este trabalho tem como objeto a análise da estruturação das ações da Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS que culminou na Política Nacional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – PNSTT. Utiliza-se, como método, a análise documental e bibliográfica do referente tema. O estudo de caráter qualitativo, foi desenvolvido através do levantamento bibliográfico e análise da política instituída no campo da saúde do trabalhador e trabalhadora. O paradigma da Saúde do Trabalhador é fruto de um longo percurso histórico de movimentos sociais e de lutas da classe trabalhadora em busca de melhores condições de trabalho. Como referencial teórico, busca-se percorrer sobre essa evolução que incorpora os determinantes do processo saúde-doença e idealiza o trabalhador e a trabalhadora com principais sujeitos transformadores no mundo do trabalho. Tendo como objetivos específicos: apresentar os paradigmas antecedentes à institucionalização da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS, realizar a leitura da legislação vigente, analisar seu desenho e provocar uma discussão quanto os seus limites e possibilidades. Com isso faz necessário resgatar e fortalecer a força da participação da população e do exercício do controle social, que é diretamente responsável pela conquista histórica dos direitos sociais no Brasil.
Keywords: Saúde do trabalhador
Sistema Único de Saúde
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AZEVEDO, Lawane Cristina de Oliveira. A Institucionalização da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde - SUS: da medicina do trabalho à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - (PNSTT). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAzevedo.pdf249.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.