Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21988
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Alvos metabólicos e estruturais de Candida albicans: produção de suporte para crescimento orientado de Candida albicans
Author(s)/Inventor(s): Silva, Joice Ferreira da
Advisor: Cunha, Marcel Menezes Lyra da
Abstract: O gênero Candida é composto por fungos de grande interesse médico devido a sua alta patogenicidade e mecanismos de virulência. C. albicans e C. auris são dois dos principais fungos de maior preocupação para a saúde pública segundo a Organização Mundial da Saúde, pois já são resistentes aos poucos antifúngicos existentes. Assim, toda a preocupação voltada para o gênero, somada aos problemas relacionados aos tratamentos com antifúngicos, servem de apoio para a análise da morfologia e ultraestrutura destes fungos, para compreensão e melhoria do tratamento. A microscopia eletrônica é uma ferramenta usada para elucidar as características celulares e assim contribuir com a compreensão dos mecanismos da patogênese e fatores de virulência de Candida spp. O atual trabalho visa a otimização das análises por microscopia eletrônica ao utilizar suportes de celulose para o estudo orientado de C. albicans. Para tanto, não somente há a produção dos suportes, como também o aperfeiçoamento destes com auxílio da coloração, visando o melhor, mais rápido e seguro, manuseio e visualização. Testes de coloração foram feitos com azul de tripan, azul de algodão e azul de metileno, pois a transparência dos suportes de celulose dificulta o processamento tanto para a microscopia eletrônica de varredura quanto para a microscopia eletrônica de transmissão. Foi verificada a manutenção da coloração frente a autoclavagem e etapas de fixação e processamento de amostras para microscopia eletrônica. O azul de tripan foi o corante de escolha para nosso protocolo de cultivo e processamento de fungos para microscopia eletrônica. O suporte pode conter características químicas que garantem interação com o azul de tripan, haja vista que, tanto a celulose quanto o azul de tripan, possuem carga negativa. A interação também é evidenciada pela fluorescência obtida somente nos suportes corados. Dessa forma, nossa pesquisa progride para o aperfeiçoamento de suportes que permitam a aderência de células, a orientação induzida de células filamentosas de fungos, e a maior facilidade do estudo por técnicas de microscopia eletrônica.
Keywords: Candida albicans
Microscopia eletrônica de transmissão
Microscopia eletrônica de varredura
Biologia Celular
Corantes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA MEDICA
Production unit: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Joice Ferreira da. Alvos metabólicos e estruturais de Candida albicans: produção de suporte para crescimento orientado de Candida albicans. 2023. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biotecnologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.