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http://hdl.handle.net/11422/21994
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Alexandre Barros da | - |
dc.contributor.author | Morais, Victor dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T22:42:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Victor dos Santos. Sustentabilidade da dívida pública: uma breve análise do caso brasileiro. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21994 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dívida pública | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ajuste fiscal | pt_BR |
dc.subject | Crescimento econômico | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade da dívida pública: uma breve análise do caso brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0846126942666617 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Francisco Eduardo Pires de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7927050165594835 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gutierrez, Margarida Maria Gomes Pereira Sarmiento | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9062752844041628 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga condições para a solvência do governo brasileiro em alguns cenários possíveis. Para tal, utiliza-se a restrição orçamentária intertemporal do governo para investigar qual o superávit primário necessário para que a dívida pública brasileira seja estabilizada, tanto no caso de um ajuste fiscal imediato, quanto no caso de um ajuste fiscal que é postergado por determinado período de tempo. Além disso, verifica-se também quanto tempo levaria para que a dívida pública fosse estabilizada caso a única medida de ajuste fiscal tomada fosse o congelamento das despesas do governo em termos reais, enquanto que a arrecadação mantém a proporcionalidade em relação ao PIB. Quanto aos resultados, encontrou-se que o governo brasileiro, no cenário base estipulado para este trabalho, necessitaria alcançar e manter um superávit primário de 2,07% do PIB para que estabilizasse a dívida pública, a 80,23% do PIB, e a postergação de qualquer tipo de ajuste fiscal tornaria o resultado primário necessário ainda maior, podendo, por exemplo, passar dos 3% do PIB, caso haja uma postergação do ajuste de 10 anos, enquanto que a razão dívida/PIB chegaria a 113,1%. No caso do congelamento das despesas, levaria mais de 11 anos até que se alcançasse o superávit primário necessário para manter o estoque de dívida pública estável; ao longo deste processo, a razão dívida/PIB seria estabilizada em 93,79% do PIB, e o superávit primário necessário para tal seria de 2,45% do PIB. Em suma, para estabilizar a dívida pública e mantê-la estável, é provável que ajustes substanciais tenham de ser feitos. A inflação tem capacidade limitada para aliviar a situação fiscal. Além disso, neste trabalho apresentam-se indícios de que há efeitos negativos advindos de taxas de inflação mais altas que podem mitigar a melhora potencialmente proporcionada à situação fiscal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::FINANCAS PUBLICAS INTERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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