Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22008
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo da microbiota associada às cactáceas e do potencial biotecnológico de estirpes bacterianas na resistência ao estresse hídrico e à salinidade
Author(s)/Inventor(s): Santos, Juliana Fidelis dos
Advisor: Jurelevicius, Diogo de Azevedo
Abstract: As restingas correspondem a um ecossistema situado em terrenos arenosos sob influência marinha, constituído por comunidades vegetais distintas. É um ecossistema diverso, responsável por abrigar uma grande biodiversidade de espécies vegetais e animais, a preservação desse habitat para a conservação de sua diversidade é de extrema relevância. A baixa retenção de água no solo, salinidade e ventos constantes são alguns dos fatores que possuem influência negativa no desenvolvimento vegetal nesses ambientes. Microrganismos associados às plantas e a sua rizosfera, podem promover o crescimento vegetal por diversos mecanismos sendo conhecidos como “bactérias promotoras de crescimento vegetal” (PGPB). Um desses mecanismos é a produção de exopolissacarídeos (EPS) e a halotolerância, que auxiliam as plantas na resistência à seca e à salinidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de isolar bactérias promotoras de crescimento vegetal de três espécies de cactáceas Cereus fernambucensis Lem., Melocactus violaceus Pfeiff. e Pilosocereus arrabidae presentes na restinga Parque Estadual da Costa do, localizado no município de Arraial do Cabo (RJ). Para atingir esse objetivo, foram coletadas amostras, em quintuplicata, do tecido vegetal e de solo rizosférico das cactáceas (i) Cereus fernambucensis Lem., (ii) Melocactus violaceus Pfeiff. e (iii) e Pilosocereus arrabidae. O isolamento de bactérias rizosféricas e endofíticas foi realizado em meio Tryptic Soy Agar (TSA), contendo o antifúngico Nistatina na concentração de 1,6 mL/L. A resistência das bactérias isoladas da rizosfera à salinidade e a produção de EPS foi avaliada através do crescimento em meio TSB contendo 131g/L de NaCl, sob temperatura de 40 °C, por 48 horas. A produção de exopolissacarídeos pelas estirpes bacterianas rizosféricas isoladas foi avaliada em meio EPS em pH 7,5. Foi obtido um total de 107 estirpes de bactérias rizosféricas, sendo 30 estirpes bacterianas isoladas de C. fernambucensis, 30 estirpes bacterianas isoladas de M. violaceus e 47 estirpes bacterianas isoladas de P. arrabidae. Os resultados mostraram que das 107 estirpes isoladas, 34 foram resistentes à elevada temperatura e à salinidade. Além disso, 23 estirpes bacterianas isoladas foram produtoras de EPS. Os resultados obtidos mostraram a associação de diferentes PGPBs com as diferentes espécies de cactos avaliadas. Os conhecimentos gerados neste trabalho poderão ser utilizados para a manutenção e proteção da vegetação presente no ecossistema da restinga.
Keywords: Áreas alagadas
Cactaceae
Desidratação
Salinidade
Crescimento bacteriano
Microbiologia do solo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS::BACTEROLOGIA
Production unit: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Juliana Fidelis dos. Estudo da microbiota associada às cactáceas e do potencial biotecnológico de estirpes bacterianas na resistência ao estresse hídrico e à salinidade. 2023. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Juliana_Fidelis_VS_compressed (2).pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.