Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2201
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A política de execução penal em tempos neoliberais: o percurso do Serviço Social no sistema prisional do estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Lara, Tatiana dos Santos
Soares, Ben-Hur Martins Neves
Advisor: Repetti, Gustavo Javier
Abstract: Apresenta reflexões levantadas a partir de participação como estagiários de Serviço Social na Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ), no período do ano de 2012 ao ano de 2014. A pesquisa desenvolvida tem como objetivo compreender o processo de inserção dos assistentes sociais neste espaço e como as consequências da expansão da ofensiva neoliberal no Brasil rebatem sobre a profissão, em um contexto de “Estado Penal” em detrimento de um “Estado Social”. Concluímos que o exercício profissional, sendo uma profissão assalariada, inserida em um contexto de precarização das relações de trabalho, convive com o constante crescimento do contingente de população carcerária - público usuário do Serviço Social - paralelo à estagnação do contingente de profissionais neste espaço e o déficit de recursos.
Keywords: Assistentes sociais
Neoliberalismo
Sistema penitenciário
Prisões
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Department : Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Ben-Hur Martins Neves; LARA, Tatiana dos Santos. A política de execução penal em tempos neoliberais: o percurso do Serviço Social no sistema prisional do estado do Rio de Janeiro. 2016. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2201
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lara e Soares.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.