Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTenenblat, Mably Jane Trindade-
dc.contributor.authorCruz, Nadir Eugenia da-
dc.date.accessioned2023-11-06T19:18:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:01Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationCRUZ, Nadir Eugenia da. O ingresso à universidade pública de estudantes acima de 50 anos: desafios, dificuldades de permanência e perspectivas futuras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22012-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtarismopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleO ingresso à universidade pública de estudantes acima de 50 anos: desafios, dificuldades de permanência e perspectivas futuraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho-
dc.contributor.referee2Bastos, Rogério Lustosa-
dc.description.resumoÉ muito comum ouvir de algumas pessoas que estudar é uma tarefa para os(as) jovens. Ao pensar em um curso de graduação, logo vem à nossa mente uma turma de pessoas muito jovens que acabou de sair da escola. Mas, quem disse que a graduação na maturidade não é possível? O saber não tem idade e aprender é uma atividade para qualquer época da vida. Logo, mesmo quem já passou dos 50 anos pode superar algumas dificuldades e dar continuidade aos seus estudos em busca de uma formação de nível superior. Há algumas décadas, o acesso à universidade estava disponível para poucos indivíduos. Por consequência, ser universitário(a) não fazia parte das possibilidades reais de muita gente, especialmente, de quem tinha mais de 50 anos. Diante da necessidade de cuidar da família, esse era um desejo deixado para trás por várias pessoas, inclusive da minha geração. No entanto, a realidade mudou e, atualmente, é possível a qualquer faixa etária a oportunidade de ingresso numa universidade a fim de explorar todo o conhecimento. Quem já passou dos 50 anos, normalmente, acumula uma grande experiência e acredita que essa trajetória será fácil, porém, ao entrar numa graduação, as pessoas nessa faixa etária sentem se, por vezes, muito sozinhas e desconfortáveis num ambiente, por vezes, bastante hostil para este segmento etário. Ademais, são inúmeras as dificuldades de adaptação com a turma, pois se sentem discriminados(as) pelos(as) colegas mais jovens, que não querem pessoas mais maduras fazendo parte das formações de grupos de estudos e seminários, alegando que tais grupos já estão completos. A presente monografia trata dessas questões, cujo objetivo central reside em analisar o ingresso de estudantes acima de 50 anos na universidade pública. Cumpre destacar que a minha inquietação com a temática emergiu a partir da minha própria experiência, enquanto uma aluna mais velha que tentava compreender porque o etarismo no âmbito das universidades reproduz-se em grande frequência, tanto por parte do corpo docente, quanto do discente. Nesse sentido, com o objetivo de analisar o tema, a metodologia adotada privilegiou instrumentos e técnicas de investigação qualitativa, com análise bibliográfica sobre a temática a partir de artigos, dissertações e teses que abordam a inserção de pessoas na faixa etária de 50 anos na universidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa com 5 colegas da minha turma na referida faixa etária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCruz.pdf369.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.