Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22029
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Juventude, saúde e trabalho: o perfil dos (a) jovens trabalhadores (a) da categoria de trabalho telemarketing que residem Complexo da Maré
Author(s)/Inventor(s): Azevedo, Manuella dos Santos Albuquerque de
Advisor: Guarany, Alzira Mitz Bernardes
Abstract: O presente estudo é resultado de uma pesquisa com revisões literárias alicerçadas a partir do materialismo histórico dialético compreendendo a totalidade dos jovens trabalhadores que residem no Complexo da Maré e que atuam como operadores de Telemarketing. Na tentativa de compreender qual é a realidade destes jovens e as nuances que perpassam o seu cotidiano como trabalhadores, buscou-se analisar quais as condições de trabalho e de saúde destes, uma vez que se compreende que a saúde possui dimensões e que em sua concepção ampliada, existem fatores condicionantes a serem levados em consideração para este estudo. Neste sentido, o Complexo da Maré foi tomado como algo essencial a ser observado, tendo como objetivo central desvelar de que modo o território e os condicionantes sociais repercutem na saúde dos trabalhadores, considerando os processos de trabalho da categoria do telemarketing no modo de produção capitalista. Para tanto, realizou se uma pesquisa documental e bibliográfica, cujo eixo de análise se fundamenta na perspectiva da centralidade do trabalho, recuperando o seu sentido ontológico em Marx, através do qual se discutem as metamorfoses no mundo do trabalho, elencadas como base no contexto da reestruturação produtiva e que é capaz de sustentar uma análise crítica com apreensão da realidade dos trabalhadores e trabalhadoras. Problematiza-se, ainda, a saúde do trabalhador, analisada a partir do conceito ampliado de saúde e o território em questão, compreendendo suas especificidades. Por fim, buscou-se construir um perfil destes jovens a partir da aplicação de um questionário plicado via Google Forms, voltado para os operadores de Telemarketing que residem no complexo da Maré, dialogando com revisões literárias sobre a temática de trabalho em Call Center e a relação entre trabalho e território, que alicerçam a discussão sobre Determinantes Sociais em Saúde, a partir, também, do olhar proporcionado pelo curso de Serviço Social.
Keywords: Trabalho
Maré
Telemarketing
Saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AZEVEDO, Manuella dos Santos Albuquerque de. Juventude, saúde e trabalho: o perfil dos (a) jovens trabalhadores (a) da categoria de trabalho telemarketing que residem Complexo da Maré. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAzevedo.pdf431.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.