Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22053
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso abusivo de álcool e outras drogas na atuação do Assistente social a partir da experiência de estágio no HESFA/UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Silva, Denise Alves Freitas da
Advisor: Acosta, Luis Eduardo Acosta
Abstract: O tema das drogas faz parte da atuação dos assistentes sociais tanto no Brasil quanto no mundo. As abordagens são feitas de diferentes maneiras. No Brasil o uso abusivo de álcool e outras drogas passam a representar um desafio para as equipes multiprofissionais diante deste fenômeno. O Serviço Social, por fazer parte deste time de profissionais tem papel relevante, onde a importância da atuação profissional diante do seu posicionamento crítico, reflexivo e político, articula os interesses do usuário pela busca de respostas diante de tal questão. Esta produção é resultado das observações do cotidiano do grupo de usuários do HESFA/UFRJ a partir do meu estágio, onde ocorriam atendimentos aos indivíduos que tinham problemas com o uso abusivo de álcool e outras drogas trazendo assim, a visão empírica para o campo teórico.
Keywords: Drogas
Álcool
Serviço social
Assistentes sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Denise Alves Freitas da. O uso abusivo de álcool e outras drogas na atuação do Assistente social a partir da experiência de estágio no HESFA/UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSilva.pdf190.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.