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http://hdl.handle.net/11422/22057
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rocha, Mirella Farias | - |
dc.contributor.author | Nobre, Gabriel Wellington Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T19:03:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Gabriel Wellington Nunes. Memórias faveladas: as narrativas de Cleonice e Marilene sobre si e seus territórios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22057 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Favelas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Memórias faveladas: as narrativas de Cleonice e Marilene sobre si e seus territórios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se debruça sobre as memórias de duas mulheres de favela sobre suas trajetórias de vida, Cleonice e Marilene. Suas narrativas, publicadas originalmente pela plataforma virtual e pública Dicionário de Favelas Marielle Franco, são analisadas através de diferentes momentos, como a chegada nas suas comunidades, a relação com o território e seus vizinhos e a participação em movimentos sociais e culturais. A partir disso, é possível notar que o discurso dessas mulheres, no lugar de sujeito narrador e não de sujeito objeto, traz uma perspectiva contra hegemônica que se opõe à imagem estigmatizante e negativa que historicamente se construiu sobre as favelas e periferias. Através da oralidade, que se constitui como resistência contra o epistemicídio, que nega a condição de intelectualidade para as populações faveladas, surgem saberes oriundos da vivência na vida comunitária e um sujeito coletivo que só encontra sentido através do outro. Dessa forma, a escolha de narrativas femininas e faveladas é uma opção política por fortalecer memórias e saberes populares que revelam novas formas de ser e pensar o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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