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dc.contributor.advisorMothé, Cheila Gonçalves-
dc.contributor.authorFonseca, Daniel Lomba-
dc.date.accessioned2023-11-13T21:33:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFONSECA, Daniel Lomba. Avaliação de ligantes asfálticos modificados por análise térmica e reologia. 2013. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22063-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLigante asfálticopt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectAditivos poliméricospt_BR
dc.titleAvaliação de ligantes asfálticos modificados por análise térmica e reologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8685694816287024pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1955373952008492pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mothé, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0712684631748203pt_BR
dc.contributor.referee1Dweck, Jo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894293308905127pt_BR
dc.contributor.referee2Oda, Sandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1280946783403977pt_BR
dc.contributor.referee3Davilla, Roane Fantti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308093416042469pt_BR
dc.description.resumoO sistema rodoviário é o principal meio de transporte de bens, serviços e pessoas no Brasil. Mesmo assim, o país apresenta apenas uma pequena parte de toda a suas estradas pavimentadas, sendo que destas, a sua maioria não se encontra em condições satisfatórias de qualidade e segurança. O investimento necessário apenas para a manutenção dessas estradas já pavimentadas pode chegar a somar bilhões de reais nos próximos anos e, portanto, torna-se imperioso o interesse na busca de um pavimento com maior resistência e maior durabilidade. O pavimento é constituído basicamente por ligante asfáltico e agregados minerais que formam a camada de rolamento. O ligante asfáltico é um dos principais responsáveis por não somente manter os agregados unidos, mas pela vida útil do pavimento, a resistência à deformação, surgimento de trincas térmicas entre outros. Desse modo a busca por ligantes asfálticos modificados, como o uso de aditivos poliméricos, pode vir a aumentar o tempo de vida útil do pavimento, diminuindo os gastos com manutenção. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o comportamento térmico e reológico de amostras de ligantes asfálticos puro e modificados por elastômero e copolímero estireno-butadieno-estireno e poli (ácido fosfórico). A análise térmica, pela técnica de termogravimetria mostrou a presença de apenas um estágio principal de decomposição para as três amostras de ligantes na faixa de temperatura de 240 a 500°C. O comportamento reológico do ligante asfáltico CAP 35/40 apresentou maiores valores para o módulo G’ na temperatura de 5 ºC, indicando que esta amostra é a menos resistente a trincas térmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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