Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mothé, Cheila Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Daniel Lomba | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T21:33:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Daniel Lomba. Avaliação de ligantes asfálticos modificados por análise térmica e reologia. 2013. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22063 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ligante asfáltico | pt_BR |
dc.subject | Polímeros | pt_BR |
dc.subject | Aditivos poliméricos | pt_BR |
dc.title | Avaliação de ligantes asfálticos modificados por análise térmica e reologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8685694816287024 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1955373952008492 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Mothé, Michelle Gonçalves | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0712684631748203 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dweck, Jo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894293308905127 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oda, Sandra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1280946783403977 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Davilla, Roane Fantti | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9308093416042469 | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema rodoviário é o principal meio de transporte de bens, serviços e pessoas no Brasil. Mesmo assim, o país apresenta apenas uma pequena parte de toda a suas estradas pavimentadas, sendo que destas, a sua maioria não se encontra em condições satisfatórias de qualidade e segurança. O investimento necessário apenas para a manutenção dessas estradas já pavimentadas pode chegar a somar bilhões de reais nos próximos anos e, portanto, torna-se imperioso o interesse na busca de um pavimento com maior resistência e maior durabilidade. O pavimento é constituído basicamente por ligante asfáltico e agregados minerais que formam a camada de rolamento. O ligante asfáltico é um dos principais responsáveis por não somente manter os agregados unidos, mas pela vida útil do pavimento, a resistência à deformação, surgimento de trincas térmicas entre outros. Desse modo a busca por ligantes asfálticos modificados, como o uso de aditivos poliméricos, pode vir a aumentar o tempo de vida útil do pavimento, diminuindo os gastos com manutenção. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o comportamento térmico e reológico de amostras de ligantes asfálticos puro e modificados por elastômero e copolímero estireno-butadieno-estireno e poli (ácido fosfórico). A análise térmica, pela técnica de termogravimetria mostrou a presença de apenas um estágio principal de decomposição para as três amostras de ligantes na faixa de temperatura de 240 a 500°C. O comportamento reológico do ligante asfáltico CAP 35/40 apresentou maiores valores para o módulo G’ na temperatura de 5 ºC, indicando que esta amostra é a menos resistente a trincas térmicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DLFonseca.pdf | 641.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.