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http://hdl.handle.net/11422/22065
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bastos, Rogério Lustosa | - |
dc.contributor.author | Almeida, Isabella Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T19:42:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Isabella Rodrigues de. Deficiência e desigualdade social: uma discussão a partir do estigma. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22065 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Estigma | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.title | Deficiência e desigualdade social: uma discussão a partir do estigma | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bisneto, José Augusto | - |
dc.contributor.referee2 | Acosta, Luis Eduardo Acosta | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investigou a questão da deficiência e sua relação com a desigualdade. Metodologicamente, afora ter colhido suas fontes nos documentos bibliográficos das principais obras da área, ao longo do trabalho observamos que nossa questão de estudo procedia: quanto maior a desigualdade maiores os problemas enfrentados pelo deficiente, principalmente para se tornar sujeito do direito. Viu-se também que existia uma cruel parceria entre o estigma ao deficiente e a desigualdade, pois quanto mais um deficiente é estigmatizado, tanto mais ele se isola, tendem a não frequentar a escola, universidade etc. Assim, nesse isolamento, os deficientes e algumas vezes suas famílias, principalmente da classe trabalhadora, sem nenhuma rede de apoio, inclusive estatal, não conseguirão trabalhar, enfrentando um processo de pauperização. Enfim, dentre as principais conclusões destacamos que além das questões de desigualdades, quanto maior tal estigmatização, menores são as oportunidades de se ter uma inclusão desse sujeito e dessa família. Diante disso, faz-se mister a necessidade de se combater a desigualdade social e o estigma, mas também a adoção de políticas públicas para o deficiente e sua família, tais como renda mínima e cotas nas instituições educacionais de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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