Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22071
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Serviço social e a política de assistência no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas na Unidade de Atenção a Problemas Relacionados ao uso de Álcool e outras Drogas (UNIPRAD)
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Kátia Souza
Advisor: Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho
Abstract: O presente trabalho refere-se à análise desenvolvida durante a realização do estágio de serviço social na Unidade de Atenção à Problemas Relacionados ao uso de Álcool e outras Drogas (UNIPRAD), localizado no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA), no Rio de Janeiro. Buscou-se analisar como a assistência social, enquanto direito de proteção social, está atendendo a necessidade desses usuários, e em que condições a Política Nacional de Assistência Social insere, em programas de transferência de renda, os usuários de álcool e outras drogas que são atendidos no local. No desenvolvimento deste estudo, durante o estágio curricular obrigatório, observamos o perfil dos usuários e buscamos conhecer a situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social por violação de direitos associada ao consumo de álcool e outras drogas. A observação nos mostrou que o Sistema Único de Assistência Social conta com a Política Nacional de Assistência Social e com uma série de instrumentos que reconhecem a assistência social enquanto política pública, direito de toda a sociedade. Dessa forma, cabe destacar que, ainda se encontra presente no Brasil a cultura da assistência social como ato de caridade ou mero favor do Estado. Devido a isso, torna-se relevante o estudo acerca da consolidação da Política Nacional de Assistência Social enquanto política pública, já que seus programas e serviços buscam a transformação dos diferentes contextos sociais, construindo uma nova postura da sociedade para com o Estado.
Keywords: Política de saúde
Serviço social
Programas de estágio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Kátia Souza. O Serviço social e a política de assistência no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas na Unidade de Atenção a Problemas Relacionados ao uso de Álcool e outras Drogas (UNIPRAD). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KTeixeira.pdf259.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.