Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22072
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto, simulação e otimização de uma unidade de produção de ureia
Author(s)/Inventor(s): Costa, Renata Bandarra Marques
Ribeiro, Thiago Felippe Rodrigues Alves
Advisor: Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães
Co-advisor: Souza, Mariana de Mattos Vieira Mello
Abstract: O presente estudo consiste na análise preliminar de uma unidade de produção de ureia através de técnicas de projeto, simulação e otimização de processos. Inicialmente, foram levantadas as principais características deste produto, com ênfase na sua aplicação industrial, propriedades físico-químicas, cinéticas e termodinâmicas. Em seguida, foi realizado um estudo mercadológico sobre este composto a partir de pesquisas e de dados da literatura, a fim de determinar a viabilidade econômica deste empreendimento. Em decorrência dos resultados positivos obtidos, prosseguiu-se com a revisão dos principais processos existentes e suas estratégias para contornar as limitações cinéticas e termodinâmicas encontradas. A partir de critérios técnicos definiu-se o fluxograma embrião, a listagem dos equipamentos e as devidas modelagens matemática (Balanços Materiais e Energéticos). Caracterizou-se o problema como sendo de dimensionamento com otimização, com uma sequência de cálculo cíclica. Foram empregadas as estratégicas de cálculo da Engenharia de Processos em conjunto com o método Hooke & Jeeves de otimização, visando a maximização do lucro do empreendimento, a partir de uma função objetivo desenvolvida através dos critérios do método Venture Profit. Os resultados obtidos da análise indicaram um cenário positivo para implementação da unidade proposta, com retorno de investimento na ordem de 2 milhões de dólares ao ano. A análise de sensibilidade em relação às variáveis desconhecidas resultou em incertezas inferiores a 1%. Todas as simulações foram conduzidas utilizando a linguagem de programação (Excel-VBA), uma vez que esta se mostrou intuitiva e amigável.
Keywords: Uréia
Produção
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Renata Bandarra Marques; RIBEIRO, Thiago Felippe Rodrigues Alves. Projeto, simulação e otimização de uma unidade de produção de ureia. 2013. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBMCosta.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.