Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/220
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dc.contributor.advisorSá, Maria Irene da Fonseca e-
dc.contributor.authorSilva, Taís Elaine-
dc.date.accessioned2016-05-01T21:27:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:29Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/220-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura de informaçãopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectHeurísticas de Nielsenpt_BR
dc.titleAvaliação heurística de sites sob a ótica da usabilidade: o caso das 5 maiores empresas do setor de telecomunicações do ano de 2011pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7170723845748247pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Britto, Andre Luiz de Souza-
dc.contributor.referee1Sá, Nysia Oliveira de-
dc.description.resumoAs tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) trouxeram mudanças profundas no campo educacional, no mercado de trabalho, no governo, nas empresas e na relação entre as pessoas. No século XXI houve a popularização do computador e da internet minimizando barreiras geográficas e limitações de tempo, mudando toda a estrutura do Mercado. Assim, as instituições ao perceberam este novo cenário começaram a construir seus ambientes na web. Muitos usuários desistem hoje de encontrar uma informação na internet ou fazer uma compra pela a dificuldade de encontrar o que é desejado e é nesse cenário que surge o profissional em Arquitetura da Informação. Sua maior preocupação é construir ambientes na web centrado na ótica da usabilidade. Existem muitos tipos de teste de usabilidade. Um dos mais utilizados é as heurísticas de Nielsen que consistem em dez itens a serem verificados por avaliadores a fim de testar a usabilidade de um site. O objetivo desta pesquisa foi verificar os sites das 5 maiores empresas por vendas liquidas no ano de 2011, no setor de telecomunicações sob a ótica da usabilidade de seus sites. De acordo com o ranking feito pela revista Exame em 2011, as cincos empresas foram a Vivo S.A, a Tim celular S/A, a Telefonica Brasil S/A, a Telemar Norte Leste S/A e Claro S/A. A metodologia adotada fundamenta-se no levantamento da literatura específica sobre o assunto e analise da usabilidade do sites, se baseando nas 10 regras de avaliação heurísticas projetadas pro Jacob Nielsen. Os resultados obtidos foram: A Vivo detém o melhor site, junto com a Oi, repetindo o bom posicionamento no ranking de vendas; as empresas Claro e a Tim tiveram os piores desempenho, deixando de cumprir três heurísticas cada uma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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