Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22100
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Saúde do/a assistente social em tempos de pandemia de coronavírus 19: um estudo de caso a partir de profissionais atuantes na educação
Author(s)/Inventor(s): Silva, Leticia Alves Nascimento da
Advisor: Almeida, Guilherme
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa “Saúde do/a Assistente Social em tempos de pandemia de SARS Cov-19: um estudo de caso a partir de profissionais atuantes na educação”. Em consonância a esta temática, tem como objetivo central a realização de uma análise crítica sobre a vida laboral dos assistentes sociais que atuam na Coordenação de Estágio e Extensão numa universidade pública no contexto pandêmico, com reflexões sobre as condições de trabalho a que os/as profissionais estão submetidos/as e os impactos sofridos na saúde neste período. Para isso, teve como instrumentos metodológicos o uso de referências bibliográficas acerca do tema e de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e analítica, desenvolvida através de uma entrevista semiestruturada com uma parte do grupo de assistentes sociais que trabalham na universidade. O resultado deste trabalho de campo foi além do previsto, mostrando que os efeitos da pandemia não foram sentidos apenas na saúde física e mental dos assistentes sociais, mas houve rebatimentos também em outras áreas da vida humana: social, econômica, política, cultural e educacional. Destaca-se que a reflexão crítica da realidade brasileira no contexto da pandemia do coronavírus, alcançou toda a conjuntura atual, fazendo um breve resgate histórico sobre as desigualdades sociais e econômicas do país, com desdobramentos para a classe trabalhadora como um todo.
Keywords: Assistentes sociais
Serviço social
Pandemias
Saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Leticia Alves Nascimento da. Saúde do/a assistente social em tempos de pandemia de coronavírus 19: um estudo de caso a partir de profissionais atuantes na educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf362.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.