Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22105
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atuação do Serviço social na gestão em coordenações de atenção primária em saúde do município do Rio de Janeiro: uma reflexão sobre a sistematização da prática e o projeto de intervenção
Author(s)/Inventor(s): Santana, Maria Clara de Oliveira Castilho
Advisor: Silva, Mossicléia Mendes da
Abstract: O presente estudo trata da atuação do Serviço Social inserido na gestão da política de saúde, na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o papel do projeto de intervenção profissional, como instrumento direcionador e legitimador do trabalho profissional comprometido e alinhado aos princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social e da Reforma Sanitária. Destaca-se também o direcionamento político da atuação do assistente social pautada no projeto de intervenção profissional ou institucional e suas implicações para a população atendida. O objetivo do trabalho é pesquisar a atuação do Serviço Social nas Coordenações Atenção Primária (CAP) 3.3 e 2.2 nos Grupos Articuladores Regionais (GAR), a partir das experiências do estágio obrigatório supervisionado I, II e III, realizados entre os anos de 2018 e 2019, atentando-se aos processos de sistematização do trabalho e problematizando os desafios colocados diante da existência ou não do projeto de intervenção profissional, no contexto de desmonte das políticas sociais. A metodologia utilizada foi revisão e pesquisa bibliográfica, com ênfase nas fichas de notificação compulsória de violência, além de pesquisa em fontes primárias.
Keywords: Política de saúde
Intervenção
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTANA, Maria Clara de Oliveira Castilho. A atuação do Serviço social na gestão em coordenações de atenção primária em saúde do município do Rio de Janeiro: uma reflexão sobre a sistematização da prática e o projeto de intervenção. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSantana.pdf572.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.