Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22107
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O processo de diálogo para construção e implementação de políticas para o arranjo produtivo local de moda íntima de Nova Friburgo
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Larissa Vasconcelos de
Advisor: Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
Abstract: No fim da década de 90 e início dos anos 2000, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Íntima de Nova Friburgo foi alvo de diversos estudos socioeconômicos que identificaram a vocação da região para a produção de moda íntima. Diante disso, órgãos de política mobilizaram-se para atuar na região. O APL de Moda Íntima está localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, na Região Serrana. Além de Nova Friburgo, fazem parte do arranjo os municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo e Macuco. O arranjo é caracterizado pela predominância de empresas de pequeno porte, algumas de base familiar. O arranjo guarda a particularidade de estar envolto em uma importante cadeia produtiva, pois, em seu território, temos o APL de metal-mecânica estabelecido antes do reconhecimento formal pelos órgãos de política e pelos atores locais. Logo, o APL de Moda Íntima destaca-se pelo potencial de virtuosa capacidade de geração de emprego e renda e pela dinamização com os territórios do entorno. Isso chama a atenção de órgãos governamentais, que iniciam diversas políticas no local com o objetivo de alavancar e explorar os potenciais do arranjo. Dessa forma, busca-se compreender como se deu o processo de diálogo para a construção da política para o APL de Nova Friburgo no período de 2000 a 2010, identificando-se quais foram os diferentes atores que participaram do processo de diálogo para a construção da política. Adicionalmente, procura-se entender qual foi o papel de diferentes atores que compõem o sistema produtivo e inovativo local, em termos da sua capacidade de agência. Por fim, também é objetivo da análise entender como a influência de diferentes atores contribui para a forma como a política foi construída e implementada no APL de Moda Íntima. O arranjo foi alvo de diversas ações de entidades e instituições governamentais; contudo, atribuir o título de sucesso a essas políticas merece ressalvas. Apesar do êxito de determinadas ações de mobilização, não se criaram mecanismos que fossem capazes de tornar tais políticas autossuficientes.
Keywords: Nova Friburgo (RJ)
Políticas públicas
Arranjo Produtivo Local
Governança
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Larissa Vasconcelos de. O processo de diálogo para construção e implementação de políticas para o arranjo produtivo local de moda íntima de Nova Friburgo. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LVAlmeida.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ciências Econômicas675.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.