Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Luciana Marino do | - |
dc.contributor.author | Cunha, Elizabeth Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T11:31:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22140 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura colombiana | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.title | Crônicas de Bogotá: a vitrine e a cidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2584650402012722 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, João Carlos de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6544336528038920 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo do século XIX desenvolveu-se o paradigma da modernidade associado a um processo civilizatório de matriz europeia, que incluía novos comportamentos e sociabilidades, além de ter modificado o espaço urbano. Na América Latina, a modernidade europeia de fins do século XIX foi absorvida, o que se expressou na arte, na cultura, na literatura e na urbanização. Mesmo tendo herdado do período colonial, a maior parte da configuração do seu sítio urbano estava concentrado junto a Plaza Bolívar, onde se concentravam as atividades administrativas, o comércio, o luxo e o lazer, o que tornava a cidade uma vitrine moderna. A partir do desenvolvimento dos periódicos e a atuação dos homens de letras, a cidade foi captada e reinventada pela pena de seus escritores, configurando uma estreita aliança entre literatura e experiência urbana. No caso da Colômbia, Francisco de Paula Carrasquilla (1855-1897), escritor nascido em Bogotá, produziu uma vasta obra e atuou como diretor na Revista El Museo Social: periódico de crítica y cuadro de costumbres, o que explica a sua apurada observação da vida cotidiana e dos costumes de sua obra mais conhecida – Tipos de Bogotá (1886). Ao escrever sobre Bogotá, Carrasquilla colocou em cena, a vida nas ruas movimentadas da cidade, descrevendo os diferentes personagens que as habitam, tais como: os vendedores ambulantes com suas mercadorias coloridas, os músicos de rua que encantam os passantes com seus talentos, os transeuntes apressados em meio ao trânsito caótico. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico com o aporte de textos historiográficos e teóricos sobre os tópicos, a saber: modernidade, Colômbia, cidade, literatura e experiência urbana. Nesse sentido, entrelaçamos as reflexões teóricas de Berman (1986); Bauman (2000); Habermas (1969); Nascimento (2010; 2018; 2021); Candido (1992); Arrigucci Jr. (1985). Bauman (2000); Bolle (2000); Candido (1992); Calvino (1972); Dickens(1860;1861); Freitag (1995); Kafika (1997); Miévelle(1972); Watt (1996); Rodrigues(1993); Santiago (2004). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EFCunha.pdf | 406.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.