Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22140
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Luciana Marino do | - |
dc.contributor.author | Cunha, Elizabeth Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T11:31:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22140 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura colombiana | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.title | Crônicas de Bogotá: a vitrine e a cidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2584650402012722 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, João Carlos de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6544336528038920 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo do século XIX desenvolveu-se o paradigma da modernidade associado a um processo civilizatório de matriz europeia, que incluía novos comportamentos e sociabilidades, além de ter modificado o espaço urbano. Na América Latina, a modernidade europeia de fins do século XIX foi absorvida, o que se expressou na arte, na cultura, na literatura e na urbanização. Mesmo tendo herdado do período colonial, a maior parte da configuração do seu sítio urbano estava concentrado junto a Plaza Bolívar, onde se concentravam as atividades administrativas, o comércio, o luxo e o lazer, o que tornava a cidade uma vitrine moderna. A partir do desenvolvimento dos periódicos e a atuação dos homens de letras, a cidade foi captada e reinventada pela pena de seus escritores, configurando uma estreita aliança entre literatura e experiência urbana. No caso da Colômbia, Francisco de Paula Carrasquilla (1855-1897), escritor nascido em Bogotá, produziu uma vasta obra e atuou como diretor na Revista El Museo Social: periódico de crítica y cuadro de costumbres, o que explica a sua apurada observação da vida cotidiana e dos costumes de sua obra mais conhecida – Tipos de Bogotá (1886). Ao escrever sobre Bogotá, Carrasquilla colocou em cena, a vida nas ruas movimentadas da cidade, descrevendo os diferentes personagens que as habitam, tais como: os vendedores ambulantes com suas mercadorias coloridas, os músicos de rua que encantam os passantes com seus talentos, os transeuntes apressados em meio ao trânsito caótico. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico com o aporte de textos historiográficos e teóricos sobre os tópicos, a saber: modernidade, Colômbia, cidade, literatura e experiência urbana. Nesse sentido, entrelaçamos as reflexões teóricas de Berman (1986); Bauman (2000); Habermas (1969); Nascimento (2010; 2018; 2021); Candido (1992); Arrigucci Jr. (1985). Bauman (2000); Bolle (2000); Candido (1992); Calvino (1972); Dickens(1860;1861); Freitag (1995); Kafika (1997); Miévelle(1972); Watt (1996); Rodrigues(1993); Santiago (2004). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras - Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EFCunha.pdf | 406.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.