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dc.contributor.advisorNascimento, Luciana Marino do-
dc.contributor.authorCunha, Elizabeth Fernandes da-
dc.date.accessioned2023-11-30T11:31:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2023-11-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura colombianapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.titleCrônicas de Bogotá: a vitrine e a cidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2584650402012722pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, João Carlos de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6544336528038920pt_BR
dc.description.resumoAo longo do século XIX desenvolveu-se o paradigma da modernidade associado a um processo civilizatório de matriz europeia, que incluía novos comportamentos e sociabilidades, além de ter modificado o espaço urbano. Na América Latina, a modernidade europeia de fins do século XIX foi absorvida, o que se expressou na arte, na cultura, na literatura e na urbanização. Mesmo tendo herdado do período colonial, a maior parte da configuração do seu sítio urbano estava concentrado junto a Plaza Bolívar, onde se concentravam as atividades administrativas, o comércio, o luxo e o lazer, o que tornava a cidade uma vitrine moderna. A partir do desenvolvimento dos periódicos e a atuação dos homens de letras, a cidade foi captada e reinventada pela pena de seus escritores, configurando uma estreita aliança entre literatura e experiência urbana. No caso da Colômbia, Francisco de Paula Carrasquilla (1855-1897), escritor nascido em Bogotá, produziu uma vasta obra e atuou como diretor na Revista El Museo Social: periódico de crítica y cuadro de costumbres, o que explica a sua apurada observação da vida cotidiana e dos costumes de sua obra mais conhecida – Tipos de Bogotá (1886). Ao escrever sobre Bogotá, Carrasquilla colocou em cena, a vida nas ruas movimentadas da cidade, descrevendo os diferentes personagens que as habitam, tais como: os vendedores ambulantes com suas mercadorias coloridas, os músicos de rua que encantam os passantes com seus talentos, os transeuntes apressados em meio ao trânsito caótico. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico com o aporte de textos historiográficos e teóricos sobre os tópicos, a saber: modernidade, Colômbia, cidade, literatura e experiência urbana. Nesse sentido, entrelaçamos as reflexões teóricas de Berman (1986); Bauman (2000); Habermas (1969); Nascimento (2010; 2018; 2021); Candido (1992); Arrigucci Jr. (1985). Bauman (2000); Bolle (2000); Candido (1992); Calvino (1972); Dickens(1860;1861); Freitag (1995); Kafika (1997); Miévelle(1972); Watt (1996); Rodrigues(1993); Santiago (2004).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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