Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22151
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A constituição de uma ordem tripartite nas américas no período pós-guerra: uma análise do papel brasileiro como semiperiferia sob a ótica da teoria do sistema-mundo
Author(s)/Inventor(s): Duarte, Bianca de Sousa Pires
Advisor: Barreiros, Daniel de Pinho
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva explicitar o funcionamento da ordem tripartite constituída nas Américas no período pós-guerra como dependente do papel desempenhado pelo brasil como semiperiferia local. Para a realização do objetivo proposto, foram detalhados e analisados processos e eventos centrais nos séculos XIX e XX, em especial no pós-guerra (1946-1970), sob a ótica da teoria do sistema-mundo. Como metodologia, a monografia baseia-se em uma revisão de literatura tanto com ênfase nos conceitos presentes na teoria do sistema-mundo, quanto nas contribuições da literatura sobre os eventos classificados como centrais aos processos analisados. A partir disso, observa-se como a relação construída entre os Estados Unidos e o Estado brasileiro no período pós-guerra em conjunto com sua política externa direcionada a América Latina, corroborou para o papel brasileira como semiperiferia. Ademais, é verificada centralidade desta função para a continuidade da estrutura de assimetrias e dominação presentes no continente latino- americano pela hegemonia estadunidense.
Keywords: Pós-guerra
Hegemonia
América Latina
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DUARTE, Bianca de Sousa Pires. A constituição de uma ordem tripartite nas américas no período pós-guerra: uma análise do papel brasileiro como semiperiferia sob a ótica da teoria do sistema-mundo. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSPDuarte.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ciências Econômicas513.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.