Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22183
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reconciliação de dados aplicado a um sistema de compressão de gás em plataformas offshore
Author(s)/Inventor(s): Campos, Rafael Barbosa
Advisor: Secchi, Argimiro Resende
Co-advisor: Miyoshi, Simone de Carvalho
Abstract: Este trabalho realizou um estudo da aplicação da técnica de reconciliação de dados ao monitoramento de turbo-máquinas em sistemas offshore. Essa abordagem se justifica pelo grande custo dos equipamentos de turbo compressores em uma plataforma de petróleo e gás e pela necessidade de constante disponibilidade desses equipamentos. O valor correspondente a perda de produção quando um compressor deixa de funcionar é de cerca de US$ 2 milhões por dia e a diferença entre um shutdown planejado do não planejado é da ordem de US$ 60 milhões (ERIKSSON, 2010). Dessa forma, um maior monitoramento sobre o processo da atividade de E&P vem contribuir a reduzir os riscos e a aumentar a confiabilidade dos equipamentos. A reconciliação realizada teve por objetivo avaliar a qualidade dos sensores disponíveis que envolviam a medição de vazão, pressão e temperatura de um estágio de compressão. Para tal, foram utilizados dados reais de um sistema de compressão, além de usar um modelo fenomenológico para inferir propriedades como eficiência do compressor e também foram utilizadas as curvas de eficiência fornecidas pelo fabricante do equipamento. Os modelos computacionais implementados, bem como a reconciliação de dados em si foi realizada através do ambiente para modelagem simulação e otimização de processos (EMSO). Como resultados, verificou-se que os valores das medidas são coerentes e estão próximos aos previstos pelo modelo, o que indica bom funcionamento dos instrumentos de medição do estágio de compressão estudado. Também se verificou que a metodologia proposta neste trabalho é capaz de detectar e diagnosticar falhas de sensores e outros dispositivos de medição contribuindo como uma ferramenta de análise complementar para a realização da manutenção preditiva de turbo máquinas.
Keywords: Plataformas de petróleo e gás
Turbo máquinas
Compressores
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMPOS, Rafael Barbosa. Reconciliação de dados aplicado a um sistema de compressão de gás em plataformas offshore. 2013. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCampos.pdf775.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.