Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22191
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparação de modelos computacionais para a simulação de um hidrociclone utilizado na separação de células animais
Author(s)/Inventor(s): Costa, Sara Martins
Advisor: Oliveira Junior, João Américo Aguirre
Co-advisor: Medronho, Ricardo de Andrade
Abstract: O presente trabalho visou reproduzir computacionalmente o escoamento em um hidrociclone especialmente projetado para a separação de células animais, comparando modelos de CFD que possam representá-lo de forma mais rápida e eficaz para que se possa utilizar tais modelos como padrão em outros tipos de análise. Para tal, utilizou-se, como ferramenta, o pacote comercial de fluidodinâmica computacional ANSYS FLUENT 14.5. Os modelos computacionais testados envolveram a aplicação de dois diferentes modelos para a representação da turbulência, o RSM (Gibson e Lauder) e o SST com um termo de correção de curvatura, e duas abordagens diferentes de regime do escoamento, a puramente transiente e a pseudo-transiente. Os resultados obtidos mostraram que os campos de velocidade obtidos são praticamente idênticos utilizando a abordagem pseudo-transiente em comparação com a transiente, e que a utilização do modelo SST modificado exigiu um tempo computacional significativamente menor, e gerou um erro relativo pequeno entre os valores de eficiência obtidos com o modelo RSM.
Keywords: Hidrociclones
Fluidodinâmica computacional
CFD
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Sara Martins. Comparação de modelos computacionais para a simulação de um hidrociclone utilizado na separação de células animais. 2013. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMCosta.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.