Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22220
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Determinantes sociais em saúde: a abordagem nas grades curriculares dos cursos de graduação de Saúde Coletiva no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Miguel, Pâmela Cristhine Lins
Advisor: Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença de conteúdos relativos aos Determinantes Sociais em Saúde na grade curricular dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil, disponibilizados no site das universidades que os ofertam. Foi realizada uma análise descritiva das Grades Curriculares dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil. No site do FGSC/ABRASCO estão listados 24 cursos de graduação em Saúde Coletiva e/ou nomenclaturas próximas que possuem registro no MEC. Desses cursos, dois são ofertados em universidades particulares e o restante em universidades públicas. Foi possível encontrar um total de 47 disciplinas na área das ciências sociais e humanas que inicialmente contemplam a discussão proposta neste trabalho. Os cursos têm particularidades de acordo com suas regiões, como ocorre na região Norte do Brasil. Além disso, a não obrigatoriedade em muitas disciplinas acende um alerta sobre a importância dada para determinadas discussões e abordagens necessárias para a formação do profissional sanitarista. Nota-se após essa pesquisa a importância de um aprofundamento de conteúdos referentes às ciências sociais e humanas em saúde, e, em especial referentes aos determinantes sociais da saúde, na formação dos bacharéis em saúde coletiva.
Keywords: Saúde pública
Sanitarista
ciências sociais e humanas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Nov-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MIGUEL, Pâmela Cristhine Lins. Determinantes sociais em saúde: a abordagem nas grades curriculares dos cursos de graduação de Saúde Coletiva no Brasil. 2023. 46 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCLMiguel.pdf202.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.