Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22222
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Perfil clínico-epidemiológico de gestantes com Síndrome Respiratória Aguda Grave por SARS-CoV-2 em uma unidade de atenção terciária no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Brenda Cristine Fernandes de
Advisor: Santos, Gerusa Belo Gibson dos
Co-advisor: Pereira, Alessandra Gonçalves Lisbôa
Abstract: O Brasil foi um dos países mais afetados pela Covid-19, tanto em termos de casos como de mortes. As gestantes e puérperas são consideradas grupo de risco para a Covid-19 pois as alterações fisiológicas da gravidez podem torná-las mais suscetíveis a infecções respiratórias e complicações. A pandemia da Covid-19 trouxe impacto na população em geral, incluindo o número de óbitos, aumentando também o risco de mortalidade materna no município do Rio de Janeiro. Objetivo: Descrever o perfil das gestantes notificadas com SRAG por SARS-CoV-2 em uma unidade de atenção terciária no Município do Rio de Janeiro. Método: Estudo de coorte retrospectiva, baseado em uma casuística de 106 gestantes notificadas com SRAG por SARS-CoV-2, selecionadas a partir do banco do SIVEP-Gripe e da planilha de casos do setor de epidemiologia da unidade, no período de 2020 a 2022. Resultados: O maior número de casos em gestantes com SRAG na unidade foi registrado no ano de 2021. A comorbidade mais frequente foi doença cardiovascular crônica, sendo fator de risco em 26% dos casos. Nos anos de 2020 e 2021, houve maior frequência de gestantes no 3º trimestre (60,9% e 59,7%, respectivamente). A faixa etária de 20 a 34 anos foi a mais frequente em todos os anos. Gestantes da raça/cor preta e parda juntas representaram 60,9% e 53,2% dos casos em 2020 e 2021. O uso de UTI aumentou no decorrer dos anos, com diferença estatisticamente significativa. Em 2021, o uso do suporte ventilatório invasivo foi utilizado por cerca de metade das gestantes. Houve 16 óbitos no período analisado, sendo um ocorrido em 2020 e 15 em 2021. Quanto ao desfecho relacionado aos recém-nascidos (RN) dos 50 casos cuja informação estava disponível, 46,7% tiveram alta. O parto cesáreo foi mais frequente (78,4%). Conclusão: O estudo atual possui limitações, pois analisa apenas uma unidade de saúde de atenção terciária do município do Rio de Janeiro. Espera-se que os achados do presente estudo possam contribuir para desenvolvimento de outras ações preventivas voltadas à redução da mortalidade materna.
Keywords: Covid-19
Gravidez
Síndrome respiratória aguda grave
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Brenda Cristine Fernandes de. Perfil clínico-epidemiológico de gestantes com Síndrome Respiratória Aguda Grave por SARS-CoV-2 em uma unidade de atenção terciária no município do Rio de Janeiro. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCFAlmeida.pdf318.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.