Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22230
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Preparo da argila modificada com cloreto de benzetônio e avaliação como incrementador de dissolução em formulações farmacêuticas contendo amiodarona
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Thauane Cleires Jardim
Advisor: Resende, Daniel Karl
Abstract: Fármacos de baixa solubilidade apresentam uma baixa dissolução, causando redução de sua biodisponibilidade, o que pode comprometer seu efeito terapêutico. Um dos desafios que a indústria farmacêutica encontra é otimizar a dissolução do ativo. Em virtude disso, a procura por novos incrementadores de dissolução vem aumentando ultimamente. Temos como proposta a modificação da argila sódica natural com o cloreto de benzetônio e avaliação como um novo incrementador de dissolução em formulações farmacêuticas. A modificação ocorreu por uma troca iônica através dos cátions presentes nas lamelas das argilas com o íon alquilamônio presente no cloreto de benzetônio; para confirmar a intercalação, utilizamos métodos como difração de raio x, análise termogravimétrica e espectrofotometria de UV, que auxiliam na caracterização do material obtido na intercalação. Através dos dados foi decido que ocorreu um rendimento satisfatório da reação de intercalação no tempo de 30 minutos. Através da comparação dos perfis de dissolução foi avaliado o efeito da argila modificada como incrementador quando comparado com excipientes já usados como desintegrantes e agente molhante. Nos perfis de dissolução realizados, foram obtidos resultados superiores aos encontrados nos incrementadores já utilizados comercialmente ou com a amiodarona comercial, indicando um bom desempenho da argila modificada, podendo ser uma opção de excipiente farmacêutico para melhoria da dissolução de fármacos de baixa solubilidade.
Keywords: Dissolução
Solubilidade
Excipientes farmacêuticos
Tecnologia farmacêutica
Dissolution
Solubility
Pharmaceutic aids
Technology, pharmaceutical
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::FARMACOTECNIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Thauane Cleires Jardim. Preparo da argila modificada com cloreto de benzetônio e avaliação como incrementador de dissolução em formulações farmacêuticas contendo amiodarona. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCJFerreira.pdf520.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.