Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22252
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo fitoquímico de extratos bioativos da espécie Psidium cattleianum Sabine (Myrtaceae) com atividade vasodilatadora
Author(s)/Inventor(s): Bonito, Flávia Medeiros
Advisor: Pinto, Shaft Corrêa
Co-advisor: Muzitano, Michelle Frazão
Abstract: A espécie Psidium cattleianum Sabine pertencente a família Myrtaceae, e coletadas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba), é conhecida popularmente por Araçá e utilizada medicinalmente para tratar doenças urinárias, diarreia e hipertensão. Este trabalho tem como objetivo isolar substâncias dos extratos das folhas da espécie vegetal Psidium cattleianum com atividade vasodilatadora. O extrato etanólico foi preparado a partir das folhas por percolação e fracionado por extração líquido-líquido obtendo-se assim as frações orgânicas. O extrato etanólico e as frações em acetato de etila e butanol foram avaliados quanto a sua atividade vasodilatadora e apresentaram uma porcentagem de relaxamento da aorta de ratos de 58,13%, 36,5% e 31,24% respectivamente. A fração bioativa em acetato de etila foi fracionada por cromatografia contracorrente e cromatografia líquida de alta eficiência semi-preparativa, e a fração em butanol foi fracionada por cromatografia em coluna utilizando Sephadex LH-20 e Sílica ligada a C18 , e os resultados para ambas as frações foram analisados por CCD e CLAE. Foram obtidas 196 sub-frações da cromatografia contracorrente com a fração em acetato de etila e 37 sub-frações da cromatografia em coluna com a fração butanólica, que foram reunidas de acordo com o perfil cromatográfico em CCD e CLAE. A sub-fração PCBut(A) foi submetida à uma nova cromatografia em coluna com Sílica C18 para purificação, que após análise cromatográfica gerou 10 sub-frações. Foi isolado um flavonóide na sub-fração PCBut(A4) com o tempo de retenção de 13,8 minutos e bandas de absorção no espectro de UV de 256 nm e 356 nm. No fracionamento da fração em acetato de etila por CCC, a sub-fração PCAcE(4), apósanálise por CLAE-DAD, apresentou em seu cromatograma dois flavonóides majoritários nos tempos entre 12,5 minutos e 13,5 minutos. Esta sub-fração foi submetida a purificação por CLAE semi-preparativa isolando os dois flavonóides majoritários. As sub-frações que apresentaram constituintes isolados foram submetidas a análise por RMN 1H para determinação estrutural. As análises de RMN 1H mostraram-se inconclusivas para a sub-fração PCBut(A4). A sub-fração PCAcE(4)-4.1 trata-se de um flavonol esterificado com uma unidade de glicose, enquanto o açúcar do flavonol na sub-fração PCAcE(4)-3.1, possivelmente é a arabinose. Após determinação estrutural completa, estas substâncias isoladas serão avaliadas quanto a atividade vasodilatadora.
Keywords: Produtos biológicos
Vasodilatação
Flavonoides
Cromatografia liquida
Araçá
Psidium cattleianum
Biological products
Vasodilation
Flavonoids
Chromatography, liquid
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BONITO, Flávia Medeiros. Estudo fitoquímico de extratos bioativos da espécie Psidium cattleianum Sabine (Myrtaceae) com atividade vasodilatadora. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2016.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FMBonito.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.