Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22270
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um breve estudo sobre a agropecuária regenerativa e a sua viabilidade econômica em pequenas e médias propriedades
Author(s)/Inventor(s): Marques, Gabriel Vallés
Advisor: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso visa investigar as capacidades produtiva e lucrativa da agricultura regenerativa. Para isso, foi necessário analisar algumas das atividades mais disseminadas (frangos de corte, galinhas poedeiras, gado suíno, gado bovino e vegetais) entre os produtores, suas vantagens e desvantagens a depender do contexto e do objetivo do criador, além de descrever brevemente o estado atual da arte no mundo, sua capacidade de reabilitação de ecossistemas e sociedades em oposição à agricultura industrial, citando exemplos na Índia, China, Jordânia e Zimbabwe. Com o método indutivo, procedendo por meio da análise de bibliografia, de documentos e de estudos de casos (de países como Estados Unidos, Suécia, Luxemburgo, Noruega e Alemanha), o trabalho conclui que uma lucratividade significativa na produção regenerativa é possível se os impedimentos internos e externos ao sucesso das fazendas forem controlados ao máximo. Por fim, é feita uma análise SWOT para refletir sobre a capacidade de difusão da agricultura regenerativa de forma empresarial no território brasileiro.
Keywords: Agricultura
Permacultura
Viabilidade econômica
Lucro
Custo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARQUES, Gabriel Vallés. Um breve estudo sobre a agropecuária regenerativa e a sua viabilidade econômica em pequenas e médias propriedades. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GVMarques.pdf899.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.