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dc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Alexandre Victorio-
dc.contributor.authorFreires, Manoel Francisco Felismino-
dc.date.accessioned2023-12-23T12:09:16Z-
dc.date.available2023-12-25T03:00:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22271-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de palavraspt_BR
dc.titleAnálise de cruzamentos vocabulares e oniônimos: novas formações no português do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4603841659392622pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046338381762773pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vivas, Vitor de Moura-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950202318418885pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Wallace Bezerra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107410263396014pt_BR
dc.description.resumoUma grande quantidade de palavras é criada, constantemente, no contexto social em que estão inseridos os falantes de uma língua. Podemos verificar que existe uma representação de sentimento do locutor, isto é, está presente uma necessidade de se expressar e para isso o falante cria novas palavras que podem surgir a partir da junção entre dois vocábulos. Neste estudo, pretendemos analisar a ocorrência de Cruzamentos Vocabulares (doravante CV) em Oniônimos, procurando observar como são formados e como costumam se manifestar nesse tipo de palavra. Para isso, nos baseamos em aportes teóricos que nos guiaram para a análise de diferentes tipos desse processo de formação de palavras: Alves (1990), Andrade (2008), Basilio (2005), Gonçalves (2003-2006-2019) e Monteiro (1991). Buscamos explicitar o conceito de CV e o de Oniônimos para, a seguir, descrever as formações de nosso corpus. Neste estudo, nos atentamos, a priori, para o nome de estabelecimentos comerciais e produtos industrializados ou não que fazem uso do CV. A utilização de nomes próprios tem por objetivo criar uma particularidade e essa marca individualizante é bastante empregada no âmbito comercial, pois as empresas buscam ser referências em certos serviços e por isso criar um vocábulo que se popularize torna-se de grande valia para o sucesso de uma empresa/comércio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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