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dc.contributor.advisorSantini, Rose Marie-
dc.contributor.authorMartins, Bruno Mauricio Mattos-
dc.date.accessioned2024-01-08T19:26:42Z-
dc.date.available2024-01-10T03:00:22Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Bruno Mauricio Mattos. 'E a verdade vos libertará': notas para uma tipologia do ecossistema de mídia evangélica digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22288-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvangélicospt_BR
dc.subjectMídia eletrônicapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.title'E a verdade vos libertará': notas para uma tipologia do ecossistema de mídia evangélica digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Salles, Débora Gomes-
dc.contributor.referee1Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.referee2Medeiros, Priscila Muniz de-
dc.description.resumoEsta monografia propõe uma tipologia para a avaliação e a comparação de fontes de informação da mídia digital evangélica, buscando identificar os papéis desempenhados por cada uma no panorama geral. Para tanto, baseamo-nos na noção de ecossistemas de mídia, aqui entendidos como fluxos de informação rastreáveis gerados por atores com preocupações afins. A primeira etapa metodológica do nosso mapeamento da mídia digital evangélica se baseou em uma análise dos hyperlinks compartilhados por lideranças e figuras públicas evangélicas no Facebook entre abril e outubro de 2021. Estes dados foram extraídos com o auxílio da plataforma CrowdTangle e foram tratados de maneira que pudéssemos isolar seus domínios para descobrir apenas aqueles que reivindicavam a identidade cristã evangélica para si. Em seguida, estes foram analisados segundo a posição e a natureza de cada um nesse ecossistema midiático digital, a propriedade e a afiliação de cada uma no universo evangélico e político, as narrativas disseminadas por elas e os personagens nelas presentes. Nossos resultados indicam uma forte aderência de grupos evangélicos em meios digitais ao bolsonarismo, sustentada por lideranças públicas e denominações evangélicas, além de uma infraestrutura própria de fontes de desinformação, entendida em um sentido amplo ao longo do estudo, que reivindicam a identidade religiosa. Consideramos o trabalho relevante por propor caminhos para a renovação de estudos em torno da relação entre evangélicos e a mídia, em especial a digital, ainda pouco explorada na literatura acadêmica sobre o assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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