Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorUchoa, Fernanda Anversi-
dc.date.accessioned2024-01-08T20:25:15Z-
dc.date.available2024-01-10T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationUCHOA, Fernanda Anversi. A importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22291-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernández, Silvina Julia-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoAtualmente, pesquisas na área de gestão escolar têm indicado a importância da coordenação pedagógica para o desenvolvimento do ensino dentro dos ambientes escolares e para a otimização dos processos diários, cuidando e administrando a área educativa, resultando na melhoria da qualidade da educação ofertada aos estudantes. Sendo assim, o intuito deste estudo foi de aprofundar o conhecimento de quais os papéis e as funções do coordenador pedagógico na escola e suas possíveis contribuições a este processo. A pesquisa foi realizada através de metodologias qualitativas e quantitativas, por meio de levantamento bibliográfico, documental e um estudo de campo, no qual foram identificados alguns dos papéis assumidos pela coordenação pedagógica e o modo como influenciam o clima escolar, gerando importantes reflexões no campo da gestão escolar. Como resultado, observou-se a importância do papel do coordenador pedagógico na gestão escolar e na criação de um clima escolar propício à aprendizagem, promovendo interações positivas e resolução de conflitos para o sucesso dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FUchoa.pdf546.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.