Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22291
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.contributor.author | Uchoa, Fernanda Anversi | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T20:25:15Z | - |
dc.date.available | 2024-01-10T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | UCHOA, Fernanda Anversi. A importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22291 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.referee2 | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.description.resumo | Atualmente, pesquisas na área de gestão escolar têm indicado a importância da coordenação pedagógica para o desenvolvimento do ensino dentro dos ambientes escolares e para a otimização dos processos diários, cuidando e administrando a área educativa, resultando na melhoria da qualidade da educação ofertada aos estudantes. Sendo assim, o intuito deste estudo foi de aprofundar o conhecimento de quais os papéis e as funções do coordenador pedagógico na escola e suas possíveis contribuições a este processo. A pesquisa foi realizada através de metodologias qualitativas e quantitativas, por meio de levantamento bibliográfico, documental e um estudo de campo, no qual foram identificados alguns dos papéis assumidos pela coordenação pedagógica e o modo como influenciam o clima escolar, gerando importantes reflexões no campo da gestão escolar. Como resultado, observou-se a importância do papel do coordenador pedagógico na gestão escolar e na criação de um clima escolar propício à aprendizagem, promovendo interações positivas e resolução de conflitos para o sucesso dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUchoa.pdf | 546.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.