Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/223
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | LetrAção da Mídia |
Author(s)/Inventor(s): | Azevedo, Aline Meirelles de |
Advisor: | Barros, Sebastião Amoêdo de |
Abstract: | A relevância das fontes de informação no processo de aprendizado, alfabetização e extensão cultural na população brasileira é indiscutível. Com base em alguns levantamentos realizados pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC), realizo a revisão de literatura onde exponho os níveis de alfabetismo encontrados no Brasil e o contexto de indústria cultural, como um produto adaptado ao consumo de massas, sendo necessário atender algumas funções estabelecidas pela imprensa como a política, a econômica, a educativa ou a de entreter. O estudo de caso feito através das capas do jornal Meia Hora de Notícias mostram as técnicas de fait divers utilizadas para atrair o público-alvo, classe C e D. Os principais assuntos narrados nas manchetes das capas selecionadas são de acordo com a classificação feita por Danilo Angrimani (1994). Considero a responsabilidade do bibliotecário nesse processo educacional e como ela foi minimizada no decorrer dos anos gerando um apagão na área de Recursos Humanos do nosso país em desenvolvimento. |
Keywords: | Alfabetização Mídia impressa Sensacionalismo |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 8-Mar-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AZEVEDO__Aline._LetrAção_da_Mídia_PF_II_25_fev._2013.PDF | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.