Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22300
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Garcia, Joana Angélica Barbosa | - |
dc.contributor.author | Mello, Iva Marta da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T17:14:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-01 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Iva Marta da Silva. Evasão escolar no contexto da pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22300 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar no contexto da pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é discutir questões relativas à evasão escolar em tempos de pandemia de COVID-19 e o papel do tripé família – Estado – escola, três instituições que tem seus deveres e direitos definidos e/ou destituídos neste contexto. No Brasil, a pandemia evidenciou e agravou diversos problemas, principalmente de ordem econômica e social. Este TCC destaca a educação e chama atenção para um já conhecido e grave problema: a evasão escolar. Vários são os fatores apontados como causadores deste processo e todos direta ou indiretamente envolvem a família, o Estado e a escola. O estudo em questão inclui 57 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de escolas públicas e privadas do bairro de Ramos do município do Rio de Janeiro que frequentam aulas de reforço escolar da Organização Não Governamental (ONG) Associação Jesus de Nazaré (AJN) . As questões norteadoras desta abordagem foram: perfil sócio familiar dos usuários e familiares dos matriculados na instituição para reforço escolar e curso de informática; adaptação do ensino remoto na pandemia de COVID-19; desafios para a intervenção profissional Assistente Social; articulações entre territórios: distância e violência; contribuições do reforço escolar. Espera-se que os dados do presente estudo contribuam como subsídio para ações voltadas ao enfrentamento da evasão escolar, buscando trazer mais pontuações sobre a realidade das escolas na cidade do Rio de Janeiro em um período atípico e desafiador, evidenciando assim a importância de um trabalho capaz de atrair as políticas públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMello.pdf | 335.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.