Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22305
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Bolsonarismo como estética: uma análise das expressões sensíveis na eleição de 2018 a partir dos conceitos de Jacques Rancière
Author(s)/Inventor(s): Figueiredo, Brunno Motta Castanho de
Advisor: Santos, Amanda de Souza
Co-advisor: Fragozo, Fernando Antonio Soares
Abstract: Este trabalho explora a ascensão do Bolsonarismo na política brasileira, focando na criação de uma estética política específica, especialmente por meio de seu líder espiritual, Jair Bolsonaro. Utilizando uma abordagem multidisciplinar, o estudo incorpora uma revisão bibliográfica, baseada em autores como Castro, Solano e Nunes, para contextualizar historicamente o Bolsonarismo e suas principais estruturas e padrões. Central à análise é a hipótese de que o Bolsonarismo configurou uma estética única, redefinindo a "partilha do sensível", conforme teorizado por Jacques Rancière. Esta reconfiguração é examinada através de um estudo de caso detalhado das postagens de Bolsonaro no Facebook, de agosto a outubro de 2018, enfatizando como a estética bolsonarista afetou a percepção e a prática política por meio de uma comunicação que atiçou afetos e emoções. Este estudo se esforça para tentar desvendar as estratégias comunicativas de Bolsonaro, mas também iluminar a interação dinâmica entre estética, política e a transformação da comunidade política.
Keywords: Comunicação da informação digital
Rancière, Jacques, 1940-
Eleições, 2018
Bolsonaro, Jair, 1955-
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FIGUEIREDO, Brunno Motta Castanho de. O Bolsonarismo como estética: uma análise das expressões sensíveis na eleição de 2018 a partir dos conceitos de Jacques Rancière. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFigueiredo.pdf804.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.