Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22311
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniel de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T17:21:05Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniel de Souza. Os museus como espaços de educação não-escolares e sua relação com o direito à cidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22311 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Os museus como espaços de educação não-escolares e sua relação com o direito à cidade nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Ana Lúcia Cunha | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Cláudio Sooma | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem como principal finalidade estudar a relação dos museus como espaços de educação não-escolares, com o intuito de verificar sua relação com o direito à cidade para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O Museu é um espaço vivo, rico em conhecimentos, por isso é fundamental que ofereçam a possibilidade de ampliar os saberes daqueles que o procuram, a fim de permitir-lhes transportar-se a outros conhecimentos que ampliem suas experiências escolares e humanas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica com autores que abordam a temática no campo da educação, da museologia e das ciências sociais, com destaque para o seguinte referencial teórico: BEVILAQUA, CABRAL & GUIMARÃES, LEFEBVRE e TRINDADE. O objetivo geral que guiou a elaboração desta monografia foi analisar a relação do museu com a educação fora do ambiente escolar e sua contribuição em prol do conhecimento das crianças sobre cidadania e o direito à cidade. A escolha do tema baseou-se em textos lidos durante a graduação, bem como em experiências vivenciadas dentro da própria universidade. O estudo indicou que a parceria entre museu e escola é não apenas possível como necessária de ser concretizada, porém, para tal, é fundamental o estabelecimento de políticas públicas para que o desenvolvimento educacional dos alunos possa ser realizado de forma plena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DSantos.pdf | 474.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.