Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22312
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Moreira, Gabrielle Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T17:58:42Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Gabrielle Moutinho. A importância da arte educação na infância negra: experiência de uma licencianda no projeto PIBIAC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22312 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.title | A importância da arte educação na infância negra: experiência de uma licencianda no projeto PIBIAC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho discute a relevância e as contribuições da arte-educação na construção da identidade da criança, sobretudo na formação da criança negra. A arte-educação e suas múltiplas expressões são concebidas, nessa pesquisa, como delimitadores, estando completamente ligadas à infância, identidade, autoestima e representatividade. Sendo assim, busca analisar e compreender a arte educação e a educação antirracista como capazes de favorecer a aprendizagem e o reconhecimento da criança acerca da sua história, singularidade, características físicas e ancestralidade. A pesquisa se deu pela experiência como bolsista PIBIAC, Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural oferecido pela UFRJ, o qual possibilitou a sua entrada na escola pública objetivando planejar atividades educativas antirracistas estritamente correlacionadas com a arte-educação, por consequência, foi observado o grande interesse e mobilização da turma em realizar as propostas artísticas. Além do mais, a pesquisa busca salientar o papel da escola na construção da identidade e a urgência dele apropriar e encarar a educação antirracista como um compromisso e dever de todos. Outra questão a ser ressaltada é a relevância dos programas oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, como o PIBIAC, que possibilitou a entrada da universitária em âmbitos escolares, como também a ampliação do seu olhar como pesquisadora e pedagoga em formação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMoreira.pdf | 353.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.