Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorMoreira, Gabrielle Moutinho-
dc.date.accessioned2024-01-11T17:58:42Z-
dc.date.available2024-01-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationMOREIRA, Gabrielle Moutinho. A importância da arte educação na infância negra: experiência de uma licencianda no projeto PIBIAC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22312-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.titleA importância da arte educação na infância negra: experiência de uma licencianda no projeto PIBIACpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia Raquel-
dc.description.resumoEsse trabalho discute a relevância e as contribuições da arte-educação na construção da identidade da criança, sobretudo na formação da criança negra. A arte-educação e suas múltiplas expressões são concebidas, nessa pesquisa, como delimitadores, estando completamente ligadas à infância, identidade, autoestima e representatividade. Sendo assim, busca analisar e compreender a arte educação e a educação antirracista como capazes de favorecer a aprendizagem e o reconhecimento da criança acerca da sua história, singularidade, características físicas e ancestralidade. A pesquisa se deu pela experiência como bolsista PIBIAC, Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural oferecido pela UFRJ, o qual possibilitou a sua entrada na escola pública objetivando planejar atividades educativas antirracistas estritamente correlacionadas com a arte-educação, por consequência, foi observado o grande interesse e mobilização da turma em realizar as propostas artísticas. Além do mais, a pesquisa busca salientar o papel da escola na construção da identidade e a urgência dele apropriar e encarar a educação antirracista como um compromisso e dever de todos. Outra questão a ser ressaltada é a relevância dos programas oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, como o PIBIAC, que possibilitou a entrada da universitária em âmbitos escolares, como também a ampliação do seu olhar como pesquisadora e pedagoga em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMoreira.pdf353.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.