Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22316
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entre o mass media e a convergência midiática, houve democratização?: uma análise dos documentários Levante sua voz e O Dilema das redes
Author(s)/Inventor(s): Mostardinha, Luana Maia
Advisor: Prevedello, Carine Felkl
Abstract: O presente trabalho visa analisar o paralelismo entre contextos marcados pela forte presença da mídia, tanto no domínio das grandes empresas de comunicação surgidas no período analógico, quanto na crescente influência dos conglomerados digitais. Para recorte de análise, foram selecionados os documentários “Levante sua voz” (INTERVOZES, 2009) e “O Dilema das redes” (NETFLIX, 2020), como objetos de pesquisa. Neste estudo, será utilizado o conceito de Convergência (JENKINS, 2009) e a dicotomia entre Cultura de massa e Cibercultura (SANTAELLA, 2003). Para que haja um melhor entendimento do contexto de concentração e controle das mídias, bem como, seja justificado a relevância do foco desta pesquisa, também serão utilizados o conceito de Coronelismo Eletrônico (SANTOS; CAPPARELLI, 2005) e os apontamentos trazidos pelo Relatório MacBride (UNESCO, 1980), para avaliar se, entre as mídias de massa tradicionais e as novas ações da cultura da convergência, houve avanços ou retrocessos na democratização.
Keywords: Democratização
Documentário
Comunicação de massa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOSTARDINHA, Luana Maia. Entre o mass media e a convergência midiática, houve democratização?: uma análise dos documentários Levante sua voz e O Dilema das redes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMostardinha.pdf470.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.