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http://hdl.handle.net/11422/22321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cass, Thiago Rhys Bezerra | - |
dc.contributor.author | Motta, Joanna Angélica da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:03:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-20T03:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22321 | - |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.subject | Adaptação para cinema | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.title | Emma (1815) and Clueless (1995): adaptation as a tool for literary critics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8754132942757688 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8131509260608438 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corpas, Danielle dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1496845209341819 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisaremos como o narrador no romance Emma (1815), de Jane Austen, e na produção cinematográfica As Patricinhas de Beverly Hills (1995), dirigida por Amy Heckerling, põe-se diante do ecossistema de personagens secundárias e adere à perspectiva da personagem principal. Em Emma, o discurso indireto livre, por fundir a voz do narrador com a da protagonista, achata as personagens secundárias, devido ao leitor não ter acesso às suas perspectivas e pensamentos. Pode-se observar algo semelhante em As Patricinhas de Beverly Hills, em que a escolha de Cher para narrar em primeira pessoa guia o público a apreender a narrativa por meio de sua perspectiva, desfrutando de seus preconceitos e equívocos. Todavia, pretende-se evidenciar como a transcriação da personagem secundária Harriet, no texto referente, para Tai, na adaptação, é trazida para o primeiro plano com a mudança de meio e a reconfiguração dos elementos para esse novo formato, o cinema. Para aprofundar a análise e alcançar uma compreensão mais abrangente dessas questões, recorreremos a autores como Greenberg (1940) e Bluestone (2003), que se dedicam à questão do meio e como suas particularidades moldam a forma de arte. Esses estudos serão fundamentais para compreender como a transição de meio não apenas impacta a narrativa, mas também recontextualiza personagens, temas e conflitos latentes. Dessa maneira, pretende-se demonstrar como a adaptação pode ser uma ferramenta eficaz para analisar criticamente a obra literária, revelando suas contradições, temas latentes e tensões que podem ser exploradas de maneira mais profunda e multidimensional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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