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http://hdl.handle.net/11422/22334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Teixeira, Vanessa Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Abreu, Emanoely Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T11:46:50Z | - |
dc.date.available | 2024-01-21T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22334 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Subalteridade | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.title | A atemporalidade nos contos “Maria do Rosário Imaculada dos Santos” e “A historiadora obstinada”: representações do trauma colonial através da literatura contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1496045632385590 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1850013113420713 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, João Victor Sanches da Matta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9370747688826742 | pt_BR |
dc.description.resumo | A comparação literária entre os contos “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo, e “A historiadora obstinada”, de Chimamanda Ngozi Adichie, ocorre através da atemporalidade presente, tanto no período colonial quanto na diáspora negra, tendo como norteadores os livros Pele negra, máscara branca (2008); de Frantz Fanon, e Memórias da Plantação - Episódios do racismo cotidiano (2019), de Grada Kilomba. Ambos os contos perpassam por temas como a subjetividade, subalternidade, racismo genderizado, colonialismo, trauma e reencontro com seu eu, que são essenciais para o presente estudo. Ainda, os contos são protagonizados por mulheres negras que têm suas trajetórias marcadas pela atemporalidade do racismo. Enquanto Maria do Rosário, protagonista do conto de Evaristo, se vê atravessada pelo trauma individual e colonial quando é raptada por um casal estrangeiro em um cenário contemporâneo, Nwamgba, protagonista do conto de Adichie, vivencia a chegada do homem branco e as missões cristãs em seu clã enquanto tem que enfrentar os problemas familiares causados pelos primos de seu falecido marido e a criação de seu único filho homem em um passado colonial. A comparação é feita utilizando trechos dos próprios contos estudados, assim como por passagens de livros de autores como, além de Fanon e Kilomba, Paul Gilroy, Renate Zahar, Kabengele Munanga e Fátima Lima. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
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