Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorAlves, Isabelly Bezerra-
dc.date.accessioned2024-01-20T12:04:31Z-
dc.date.available2024-01-22T03:00:25Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22354-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectFunções psicológicas superiorespt_BR
dc.titleO desenvolvimento cognitivo de crianças autistas não verbais: processo de formação das funções psicológicas superiores à luz de Vygotskypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3499803166947247pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1559437713789508pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Samara Andrade da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3493342625136366pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como tema o processo de formação das Funções Psicológicas Superiores em crianças autistas não verbais, isto é, que não desenvolveram a habilidade linguística da fala. Tem como objetivo de evidenciar e debater, levando em consideração os pressupostos da teoria da aprendizagem de Vygotsky, as estratégias pedagógicas contemporâneas, oriundas da literatura acadêmica, que visam estimular o desenvolvimento cognitivo autista. A relevância desse estudo decorre da limitada produção científica na área e da necessidade de referências na construção de atividades inclusivas pelos educadores da ativa. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura, do tipo integrativa, construída por meio da busca de artigos em duas bases de dados: a Scielo e o Portal de Periódicos da Capes; do refinamento das publicações e da leitura sistemática. Além disso, os livros teóricos de Vygotsky (1991), Tomasello (2003), Martelotta (2013), e Davis e Oliveira (1990) também serviram de fundamentação teórica às discussões. Para aprimorar a análise das informações, uma segunda metodologia foi utilizada: o mapa conceitual. Os resultados obtidos evidenciam a importância de proporcionar interações sociais produtivas e atividades de aprendizagem lúdicas adaptadas, além da imprescindibilidade da mediação do educador nas relações da criança autista para com o mundo e com a sociedade que a engloba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBAlves.pdf487.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.