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http://hdl.handle.net/11422/22354
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Alves, Isabelly Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-20T12:04:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22354 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Funções psicológicas superiores | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento cognitivo de crianças autistas não verbais: processo de formação das funções psicológicas superiores à luz de Vygotsky | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499803166947247 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1559437713789508 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Samara Andrade da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3493342625136366 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como tema o processo de formação das Funções Psicológicas Superiores em crianças autistas não verbais, isto é, que não desenvolveram a habilidade linguística da fala. Tem como objetivo de evidenciar e debater, levando em consideração os pressupostos da teoria da aprendizagem de Vygotsky, as estratégias pedagógicas contemporâneas, oriundas da literatura acadêmica, que visam estimular o desenvolvimento cognitivo autista. A relevância desse estudo decorre da limitada produção científica na área e da necessidade de referências na construção de atividades inclusivas pelos educadores da ativa. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura, do tipo integrativa, construída por meio da busca de artigos em duas bases de dados: a Scielo e o Portal de Periódicos da Capes; do refinamento das publicações e da leitura sistemática. Além disso, os livros teóricos de Vygotsky (1991), Tomasello (2003), Martelotta (2013), e Davis e Oliveira (1990) também serviram de fundamentação teórica às discussões. Para aprimorar a análise das informações, uma segunda metodologia foi utilizada: o mapa conceitual. Os resultados obtidos evidenciam a importância de proporcionar interações sociais produtivas e atividades de aprendizagem lúdicas adaptadas, além da imprescindibilidade da mediação do educador nas relações da criança autista para com o mundo e com a sociedade que a engloba. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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