Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22405
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O público e o privado no sistema de saúde brasileiro: uma análise das perdas orçamentárias do SUS e dos subsídios aos planos de saúde
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Cátia Carina Firmino
Advisor: Silva, Simone Fioritti
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre as perdas orçamentárias do Sistema Único de Saúde em meio às regras fiscais vigentes no Brasil. Tem-se como objetivo demonstrar como o arcabouço fiscal do Estado brasileiro prejudica a provisão pública das ações e serviços em saúde, usando como metodologia a análise de dados e indicadores das despesas executadas. Além disso, será discutida a teoria das finanças funcionais como alternativa ao paradigma atual da austeridade fiscal expansionista, demonstrando o potencial dos gastos em saúde como multiplicador de renda. Apesar do importante papel dos gastos na política fiscal, o caráter progressivo da tributação precisa ser estudado a fim de se alcançar o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e provisão pública no desenvolvimento nacional. Ao final, será analisado o gasto público no mercado de planos de saúde e seu caráter regressivo, demonstrando como atendimentos complexos têm sido transferidos para a carga do SUS.
Keywords: Sistema Único de Saúde
Tributação
Planos de saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Cátia Carina Firmino. O público e o privado no sistema de saúde brasileiro: uma análise das perdas orçamentárias do SUS e dos subsídios aos planos de saúde. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCFFerreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ciências Econômicas1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.