Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22408
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, William Soares dos | - |
dc.contributor.author | Barros, Marcela Viviane | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T23:52:33Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22408 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Montessori, Maria 1870-1952 | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Método Montessori: uma abordagem educativa inovadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6192261516741890 | pt_BR |
dc.description.resumo | O campo da educação está em constante evolução com novas formas e meios de proporcionar às crianças experiências de aprendizagem inovadoras. Um método que amplamente conhecido é o método Montessori, que foi desenvolvido no início do século XX pela famosa educadora italiana Maria Montessori. A presente autora desempenhou um papel de forte influência na educação e o seu método continua a ser uma abordagem popular e eficaz para o ensino de crianças. Maria deixou um legado duradouro e seu trabalho continua a inspirar educadores em todo o mundo, despertou reflexões sobre os conteúdos abordados em sala de aula e a contextualização com a prática do (a) professor (a) no âmbito escolar. Aumentou-se assim o interesse em pesquisar acerca dessa temática, diante disso, o objetivo geral do presente estudo foi analisar a entrevista “SALA DE AULA - MONTESSORI”. Foi definido como objetivo específico compreender a aplicação do método montessoriano em ambiente escolar a partir da referida entrevista. A pesquisa teve caráter teórico com revisão de literatura e análise das informações coletadas nessa entrevista a partir da Análise de Conteúdo da Bardin (1977), através das três etapas que são definidas pela autora: A pré – análise; a exploração do material e o tratamento dos dados. Através da análise foi possível compreender o motivo de Maria Montessori e o seu método ainda serem considerados inovadores na área da educação. O método prioriza um ambiente que respeita e valoriza as necessidades individuais de cada ser, permitindo assim que eles sigam seu próprio ritmo de aprendizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Italiano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVBarros.pdf | 192.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.