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dc.contributor.advisorPessoa, Fernando Luiz Pellegrini-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Prata Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-01-25T15:01:53Z-
dc.date.available2024-01-27T03:00:20Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Prata Ferreira da. Comparação entre processos de produção de hidrogênio. 2013. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22433-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.titleComparação entre processos de produção de hidrogêniopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6669992155373315pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7692361426162838pt_BR
dc.contributor.referee1Folly, Rossana Odette Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4307857099553577pt_BR
dc.contributor.referee2Rochedo, Pedro Rua Rodriguez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850228729051775pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Thaissa Pereira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259882479635976pt_BR
dc.description.resumoO cenário mundial e brasileiro de energia foi apresentado e, discutida a importância da produção de hidrogênio. Isso se deve principalmente ao fato de haver uma crescente preocupação e regulamentação no que diz respeito ao teor de enxofre no diesel, o principal combustível utilizado no transporte de massa no mundo. O grande crescimento da demanda desse combustível e a forte possibilidade de que seu consumo aumente nos próximos anos, leva ao aumento da demanda de hidrogênio. Além disso, o panorama nacional e mundial atual e as discussões que envolvem a ação humana sobre o meio ambiente vêm crescendo não só na esfera política, como também vem ganhando o interesse da população mundial. Dessa forma, as restrições quanto à concentração de enxofre no diesel tende a aumentar, demandando ainda mais hidrogênio. A produção de hidrogênio pode ser feita através de várias tecnologias. Foram descritos os seguintes processos: Reforma a Vapor, Reforma Catalítica, Oxidação Parcial, Reforma Autotérmica, Eletrólise da Água e Gaseificação. A Reforma a Vapor é a tecnologia mais utilizada para a produção de hidrogênio, responsável por 78 a 95% do total de hidrogênio produzido. Porém, sua matéria-prima normalmente é o gás natural, uma fonte não renovável de energia. Dessa forma, a busca por um processo de obtenção de hidrogênio a partir de uma fonte renovável é de grande importância, visto que é esperada uma queda na extração de fontes não renováveis. O processo de gaseificação de biomassa é uma tecnologia em fase de desenvolvimento, porém, apresenta grandes perspectivas para a produção de hidrogênio, principalmente quando é usado o gaseificador com leito fluidizado. A eficiência do processo de gaseificação de biomassa ainda é pequena, se comparada com a eficiência da reforma a vapor. O custo de instalação também é significativamente superior se comparadas às capacidades instaladas das respectivas plantas. No entanto, é importante ressaltar que a gaseificação de biomassa é uma tecnologia em desenvolvimento, apresentando possibilidade de redução do custo e aumento da eficiência. A captura de dióxido de carbono é uma etapa importante e que deve ser avaliada com maior extensão no caso do projeto de uma planta de gaseificação, pois há limitações quanto à emissão deste gás de efeito estufa. Hoje existem várias tecnologias para a captura de carbono e sua utilização da maioria delas em unidades de grande porte se mostrou mais efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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