Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22452
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salles, Luciana dos Santos | - |
dc.contributor.author | Barboza, Lizandra Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T12:43:28Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22452 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Neorrealismo | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.title | A dupla face da morte e as duas fases da vida em um conto português | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3761478584987638 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1479815282489794 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso se dedica à análise do conto “O Largo”, de Manuel da Fonseca, originalmente lançado no livro O Fogo e as Cinzas, no início da década de 1950, encaixando-se no contexto literário que viria a ser compreendido como o neorrealismo português. No conto é descrita a transformação drástica pela qual passa o local que o intitula, através da narração em primeira pessoa. O estudo visa observar as múltiplas narrativas contidas no texto, que consideramos estarem em uma relação de planos diferentes tecidos na estrutura textual, podendo ser recuperadas através da relação entre narrador, narrativa(s) e leitor. A concepção sociocognitiva e interacional da linguagem, conforme Koch e Elias (2015), é a perspectiva utilizada para o exame do texto, de modo que a leitura ativa, que busca descortinar as camadas do texto, é compreendida como essencial para a experiência da construção de sentidos. À luz de Piglia (2004) e Cortázar (2006), observamos traços prototípicos da estrutura do gênero conto breve, e como foram empregados nesta obra de Fonseca. Será debatido como questões de classe e gênero se manifestam no material, com base, principalmente, no trabalho de Connell (1987) no que toca as noções de feminilidade e masculinidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LPBarboza.pdf | 244.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.