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dc.contributor.advisorCabral, Maria Walkiria de Faro Coelho Guedes-
dc.contributor.authorMarques, Giulia Melo-
dc.date.accessioned2024-02-10T18:31:27Z-
dc.date.available2024-02-12T03:00:27Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22481-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleO futebol feminino no Brasil : um debate sobre a influência da mídia no desenvolvimento de políticas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4844117533646057pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Luiza de Souza Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0361798600298436pt_BR
dc.description.resumoO futebol foi consolidado estruturalmente como um jogo “naturalmente” associado à masculinidade e virilidade, ao passo que o “futebol feminino” se tornou uma especificidade, indicando que o esporte está sendo praticado por outros sujeitos que não aqueles “naturalmente” constituídos, dando a entender que o significado de apenas "futebol” deve ser atribuído apenas ao masculino. Sendo assim, a contrariedade acerca do gênero no futebol é uma peça importante nesse processo de abertura do espaço das mulheres no esporte. O presente trabalho visa debater o impacto dessa “naturalização” do masculino no futebol, apresentando a dificuldade de investimento em políticas públicas para o futebol feminino e em que medida a mídia possui um grande papel nesse cenário. Parte-se da hipótese que a divulgação e atenção midiática voltada para o tema do futebol feminino pode proporcionar maior conscientização e cobrança do público, para que o futebol praticado por mulheres tenha maior visibilidade. Nesse sentido, busca-se provocar neste trabalho reflexões sobre como a mídia alimenta as expectativas sociais acerca do futebol feminino o que, por sua vez, poderia pressionar os governos para mais políticas públicas, contribuindo para esse processo de ampliação da visibilidade e investimento no futebol feminino. Por fim concluiu-se que há necessidade de mais pesquisas nesse campo de estudo considerando a mídia importante elemento que pode auxiliar ou retardar esse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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