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dc.contributor.authorYoung, Carlos Eduardo Frickmann-
dc.contributor.authorCorrea, Maria Gabrielle-
dc.contributor.authorMendes, Marcos Pires-
dc.contributor.authorCosta, Lucas de Almeida Nogueira da-
dc.date.accessioned2024-02-19T22:54:19Z-
dc.date.available2024-02-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationYOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; CORREA, Maria Gabrielle; MENDES, Marcos Pires; COSTA, Lucas de Almeida Nogueira da. Skills for green jobs in Brazil. Suíça: Ilo, 2018. 42 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9789221327509pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22488-
dc.description.abstractIn the first decade of the 21st century there was great expectation that Brazil would become a leader on environmental issues. However, the Brazilian economy in the mid-2010s did not follow the expected trend of transformation as it suffered slowed economic growth, including two years of recession with higher rates of unemployment (in 2014 and 2015) with a rising fiscal deficit that have slowed efforts toward fostering a green economy and skills development linked to green jobs. The crisis undermined the expected positive changes, and the severe fiscal problems and record unemployment crisis reduced opportunities for green jobs. In a broader perspective there was little room for improving demand for enhanced sustainability in the labour market in a context of a reduction, rather than an increase, in the need for employees with skills for green jobs. Empirical data show that there was no upward trend in green jobs in relation to the wider economy between 2010 and 2017. In this context efforts to train or re-train workers with greener skills have remained relatively marginal. But there is room for improvement on this issue in the future. According to the specialists interviewed for this study, the most important strategy for training in “green job skills” in Brazil is to generate an overall capacity for understanding and mainstreaming knowledge of the basic concepts of sustainability and how such activities might affect the environment and the quality of life. This general understanding of sustainability principles has been considered as important as providing “technically-oriented” skills capacity whereby workers are trained to perform correctly in some specific contexts together with a deeper understanding of why this is necessary. This study presents a survey of existing courses associated with Technical and Vocational Education and Training (TVET) in Brazil, at various levels and in various areas, in such a way as to generate a better understanding of the main subjects covered in courses aiming at green jobs in Brazil.en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherInternational Labour Organizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmploymenten
dc.subjectGreen economyen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectBrazilen
dc.subjectEmpregopt_BR
dc.subjectEconomia Verdept_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleSkills for green jobs in Brazilen
dc.title.alternativeCapacitação para empregos verdes no Brasilpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoNa primeira década do século XXI, havia uma grande expectativa de que o Brasil se tornaria um líder em questões ambientais. No entanto, a economia brasileira, em meados da década de 2010, não seguiu a tendência de transformação esperada, pois sofreu um crescimento econômico lento, incluindo dois anos de recessão com taxas de desemprego mais altas (em 2014 e 2015) e um déficit fiscal crescente que desacelerou os esforços para promover uma economia verde e o desenvolvimento de habilidades ligadas a empregos verdes. A crise minou as mudanças positivas esperadas, e os graves problemas fiscais e a crise de desemprego recorde reduziram as oportunidades de empregos verdes. Em uma perspectiva mais ampla, havia pouco espaço para melhorar a demanda por maior sustentabilidade no mercado de trabalho em um contexto de redução, em vez de aumento, da necessidade de funcionários com habilidades para empregos verdes. Dados empíricos mostram que não houve tendência de aumento nos empregos verdes em relação à economia em geral entre 2010 e 2017. Nesse contexto, os esforços para treinar ou retreinar trabalhadores com habilidades mais ecológicas permaneceram relativamente marginais. Mas há espaço para melhorias nessa questão no futuro. De acordo com os especialistas entrevistados para este estudo, a estratégia mais importante para o treinamento em "habilidades para empregos verdes" no Brasil é gerar uma capacidade geral para entender e integrar o conhecimento dos conceitos básicos de sustentabilidade e como essas atividades podem afetar o meio ambiente e a qualidade de vida. Essa compreensão geral dos princípios de sustentabilidade tem sido considerada tão importante quanto o fornecimento de habilidades "tecnicamente orientadas", por meio das quais os trabalhadores são treinados para atuar corretamente em alguns contextos específicos, juntamente com uma compreensão mais profunda de por que isso é necessário. Este estudo apresenta um levantamento dos cursos existentes associados à Educação e Treinamento Técnico e Profissional (TVET) no Brasil, em vários níveis e áreas, de modo a gerar uma melhor compreensão dos principais assuntos abordados nos cursos voltados para empregos verdes no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countrySuiçapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::TREINAMENTO E ALOCACAO DE MAO-DE-OBRA OFERTA DE MAO-DE-OBRA E FORCA DE TRABALHOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

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